Assista o vídeo com o canto da PM em um treinamento, numa movimentada avenida de Santos, no litoral paulista, dizendo que atiram para matar
Um batalhão da PM passou pela Ana Costa, movimentada avenida de Santos, no litoral paulista, na manhã desta quinta-feira (30), em treinamento entoando o canto: “Eu miro na cabeça, E atiro pra matar, Se munição eu não tiver, Pancadaria vai rolar”.
O vídeo, que está bombando, circula nas redes sociais desde as primeiras horas do dia. Nele dá para ouvir claramente uma voz de comando gritando cada verso que é repetido pela tropa.
A Polícia Militar informou através de nota que “o vídeo veiculado nas redes sociais não reflete os princípios adotados pela Instituição, que defende a vida e a integridade física das pessoas. Os instrutores responsáveis foram afastados da atividade de docência e foi instaurado procedimento disciplinar para apuração”.
Caso Herbert Saavedra
Na noite desta quarta-feira (29), o major da PM, Herbert Saavedra, acusado pelo assassinato dos adolescentes Douglas Silva e Felipe Macedo Pontes, ambos com 17 anos, em 2011, época do crime, foi absolvido. O júri popular, presidido pelo juiz Anderson Fabrício da Cruz e composto por sete jurados, considerou, por quatro votos a três, que o major agiu em “legítima defesa”. O Ministério Público anunciou que vai recorrer.
Intervenção militar no Rio
Relatório do Observatório da Intervenção, que levanta dados da intervenção militar no Rio de Janeiro, divulgou, em 16/08, documento onde aponta que “o modelo de segurança dependente de munições, tropas e equipamentos de combate não é capaz de produzir as mudanças de que o Rio necessita”. Na soma dos seis meses de intervenção, 736 pessoas já haviam sido mortas pela polícia. Entre as autoridades foram mortos 51 agentes e um militar.
Aconteceram 4.850 tiroteios na cidade em consequência de disputas de facções, confronto policial, operações e perseguições. Foram cometidos 2.617 homicídios dolosos e 99.571 roubos.