Olhares entendidos: Política, estudos, arte e mercado homossexual no Brasil contemporâneo (dezembro de 2000)

APRESENTAÇÃO

Na segunda metade dos anos 1990, diversas manifestações e iniciativas originalmente não articuladas entre si acabaram convergindo para produzir um novo panorama na cena homossexual: as marchas de orgulho gay capazes de reunir milhares de pessoas, as experiências de políticas públicas em segurança e cidadania, a literatura homoerótica e o cinema gay e lésbico com expressão e mercado próprios, as iniciativas de legislação anti discriminação e de ampliação de direitos civis, a multiplicação de sites na Internet e de ações através da mídia eletrônica, o surgimento de novos formatos de militância que tenham conjugar política, mercado e prazer, e o reconhecimento da homossexualidade como objeto de investigação socialmente relevante, para pesquisadores, financiadores e universidades.

PROGRAMA

15 de dezembro

9:00
Abertura

9:30 – 12:00
1. Homossexualidade, Violência e Direitos Humanos

Participantes:
Luiz Mott (UFBA, GGB, Salvador), Lúcia Xavier (Criola, Rio de Janeiro), Silvia Ramos (CESeC/UCAM, Rio de Janeiro), Célio Golim (Nuances, Porto Alegre).

A mesa abordou vários aspectos dos problemas relacionados à violência, que têm ocupado as agendas de muitos grupos militantes (a partir de fatos como homicídios, envio de bombas, etc.). Como ponto de partida, foram apresentados relatos sobre a incidência de crimes contra homossexuais, de mobilização política e de experiências na elaboração de políticas públicas. Os participantes discutiram as diversas dinâmicas de violência e a forma pela qual a violência homofóbica vem sendo representada em diversas esferas (grupos militantes, imprensa, polícias, textos acadêmicos).

14:00 – 16:00
2. Erotização do risco e estética da violência

Participantes:
Carlos Alberto Messeder Pereira (Escola de Comunicação UFRJ), Patrick Larvie (ISER), Carlos Passarelli (Ministério da Saúde, CN-DST/AIDS, Brasília), Luís Capucho (Escritor e compositor, Rio de Janeiro).

A mesa explorou a relação entre o perigo e o prazer. Eis alguns dos temas abordados: a erotização do risco e o contexto de agressões contra homossexuais, a representação do perigo e da violência na mídia (incluindo publicações gays e lésbicas, bem como revistas acadêmicas) e a importância de representações de violência homofóbica entre os grupos militantes.

16:30 – 18:30
3. Homossexualidade, leis, e políticas do Estado brasileiro

Participantes:
Jurema Batista, Roger Raup Rios (Justiça Federal, Porto Alegre), Jurema Werneck (Criola, Rio de Janeiro), Cristina Câmara (Coordenação de DST/AIDS, Ministério da Saúde, Brasília).

A mesa discutiu as políticas públicas em várias esferas do Estado brasileiro, incluindo leis e projetos nos âmbitos federal, estadual e municipal. Foram debatidas legislações que penalizam a discriminação contra homossexuais, o projeto de união civil, adoção entre homossexuais e a relação entre AIDS, o Estado e a militância.

19:00 – 22:00
Festa de Abertura
Instituto de Estudos da Religião/Ladeira da Glória, 98.

Exibição de Filmes
Performance de Numa Ciro

16 de dezembro

10:00 – 12:00
4. Políticas identitárias, cultura e mobilização social

Participantes:
Ítalo Moriconi (Faculdade de Letras, UERJ), Oswaldo Braga (Movimento Gay de Minas, Juiz de Fora), Eduardo Pisa (Gay Lawyers, São Paulo), Nelson Feitosa (Sui Generis, Rio de Janeiro)

Essa mesa se propôs a pensar a formação de laços e de identidades homossexuais através de novas iniciativas na área social e no âmbito da cultura, especialmente na literatura. Também foram examinadas novas configurações comunitárias, enfocando questões jurídicas, eventos culturais e experiências de levantamento demográfico.

14:00 – 16:00
5. Consumindo identidades: homossexualidade e novos mercados

Participantes:
André Fischer (Mundo Mix), Roberto de Jesus (Associação da Parada de São Paulo), João Silvério Trevisan (Escritor), Veriano Terto Jr. (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS).

A mesa pretendeu refletir sobre o surgimento, nos anos 90, de novos espaços de lazer dirigidos ao público homossexual e à própria formação de uma faixa de consumidores nos âmbitos do cinema, da literatura, e também da Internet, do jornalismo, da noite e da moda. Discutiu-se a relação entre esses espaços e a disseminação de uma ou mais identidades homossexuais construídas dentro/contra/através de espaços comerciais e de práticas de consumo. Uma das propostas dessa mesa foi indagar sobre as relações (notoriamente problemáticas) entre militantes, acadêmicos e comerciantes.

16:30 – 18:30
6. Pesquisa, Política e Militância

Participantes:
Sérgio Carrara (Instituto de Medicina Social/UERJ), Mário Lugarinho (Faculdade de Letras UFF, Niterói), Gabriela Scotto (Fundação Heinrich Böll, Rio de Janeiro), Carlos Eduardo Figari (Núcleo de Estudos Queer Brasil/IUPERJ).

Essa mesa abordou os estudos sobre homossexualidade e suas interfaces com os contextos acadêmicos, as instituições públicas e os grupos militantes. Discutiu pesquisas sobre homossexualidade de perspectivas históricas e comparativas, bem como a relação entre esse tema e as agências de fomento à pesquisa. Pretendeu-se, também, explorar as relações entre pesquisadores e militantes.

Capa do folder

Mais Eventos