RIO – Com intuito de incentivar as boas iniciativas dentro da polícia, o Rio oferecerá anualmente 24 prêmios de R$ 5 mil a policiais. Segundo reportagem de Vera Araújo publicada na edição deste domingo do jornal O Globo, a idéia é descobrir boas ações que tenham resultado em redução da criminalidade. A primeira edição do Prêmio Polícia Cidadã do Rio está sendo coordenada pelo Centro de Estudos de Segurança Cidadania (CESeC) da Universidade Candido Mendes. Em São Paulo, o programa começou em 2003 e já premiou mais de 150 policiais.
Segundo Silvia Ramos, coordenadora do CESeC, é preciso reconhecer as boas iniciativas, estudá-las, compreendê-las e divulgá-las.
– É importante explicar que não vamos premiar o policial que faz um parto, nem o “Rambo”, mas sim as ações planejadas, que tenham recebido apoio dos moradores e, lógico, trazido bons resultados – afirma.
Assita vídeo em que a pesquisadora explica os motivos da criação do prêmio.
Além da parceria com o Instituto Sou da Paz, o prêmio será financiado pela Fundação Ford, que vai liberar R$ 120 mil. A iniciativa tem ainda o apoio da Secretaria de Segurança, do Instituto de Segurança Pública e dos comandos das polícias Civil e Militar. As inscrições vão de 1 de outubro a 15 de novembro, mas quem quiser conhecer o regulamento basta acessar o site da premiação.