Segundo Pablo Nunes “estamos caminhando para termos uma câmera de reconhecimento facial em cada rua e esquina do país. É necessário um freio nesse processo para que possamos debater profundamente os riscos e os potenciais dessa tecnologia para a população, principalmente a população negra”.
Leia MaisA violência contra políticos é uma das faces mais brutais das disputas eleitorais no Brasil: só até o primeiro turno, 84 foram assassinados em 2020. Apesar de as dinâmicas apontarem para execuções, é difícil definir o que motiva essas mortes, pois há pouca investigação.
Leia Mais“Denunciarmos que as pessoas negras são as que mais morrem é insuficiente. (…) É preciso realizar diagnósticos que tomem o racismo como base para que então possamos romper com os séculos de genocídio ao qual o povo preto está submetido”.
Leia MaisApós um ano de experiências em 5 estados, a única certeza é de que o uso da tecnologia de reconhecimento facial na segurança pública, além de ineficiente, agravará o encarceramento em massa, sobretudo de jovens e negros.
Leia Mais“Defender os direitos humanos significa demonstrar empatia e solidariedade genuína pelo sofrimento dos outros, (…) significa não normalizar as 881 mortes decorrentes de intervenção policial nas favelas do Rio de Janeiro nos primeiros 6 meses do ano”.
Leia Mais