Na grande maioria das mortes causadas pela polícia, as próprias pessoas da comunidade acreditam que isso é parte da guerra contra o crime – pensamento que contribui para legitimar o uso excessivo da força policial, diz Silvia Ramos.
Leia Mais“Era impensável há cinco, sete anos vermos criminosos utilizando fuzis ou outras armas de grosso calibre na Baixada Fluminense. Em 2019, o uso se tornou corriqueiro”, disse Pablo Nunes.
Leia MaisO relatório ‘Retratos da Violência”, da Rede de Observatórios, revela aumento de 13% nos casos de feminicídio em 2019, em relação ao mesmo período de 2018. Nos cinco estados mapeados, houve 518 crimes contra a mulher.
Leia MaisSegundo pesquisa divulgada pela Rede de Observatórios da Segurança, nos últimos cinco meses foram registrados 14 casos de racismo e injúria racial no Ceará.
Leia MaisPablo Nunes lembra que há uma tendência nacional de queda dos homicídios, logo ela não pode ser atribuída à política de Witzel, muito menos ao discurso do governador de tolerância à letalidade policial.
Leia MaisLevantamento da Rede de Observatórios da Segurança registra que, em 28% das ações policiais monitoradas em cinco estados (BA, CE, PE, RJ e SP), houve mortos e feridos. No Rio de Janeiro, esse percentual foi de 49%.
Leia Mais