VII Semana de Visitas a Delegacias de Polícia, 2013

A pesquisa

A Semana de Visitas a Delegacias de Polícia é uma pesquisa-ação, coordenada pela Altus Aliança Global e realizada simultaneamente em diversos países, que tem como objetivos: (a) coletar informações sobre a qualidade do serviço oferecido aos cidadãos pela polícia; (b) permitir que membros das comunidades atendidas pelas delegacias conheçam tais unidades e o trabalho que os policiais realizam em sua rotina diária; (c) informar à polícia o que os cidadãos pensam dos serviços oferecidos e, com isso, subsidiar o desenvolvimento de ações para melhorá-los; (d) comparar a qualidade do atendimento entre diferentes localidades de um mesmo país e entre distintos países; (e) aumentar a visibilidade das boas práticas desenvolvidas por delegacias de polícia, que possam ser replicadas; (e) conceder prêmios às unidades com as melhores avaliações em cada região e em cada país.

A principal diferença entre a avaliação realizada anualmente pela Altus e outros tipos de avaliação externa da atividade policial reside na participação direta e central de cidadãos comuns, moradores das áreas atendidas pelas delegacias. São eles que observam, analisam e pontuam a qualidade do atendimento nas unidades, a partir de um formulário padronizado, adotado em todos os países, tendo os especialistas a função de selecionar e coordenar as equipes de avaliadores, e, posteriormente, analisar os resultados obtidos.

Outra particularidade é o retorno desses resultados às delegacias visitadas, por meio de workshops em que se debatem com os funcionários o desempenho de cada unidade e os possíveis caminhos para melhorar o atendimento aos cidadãos.

Além disso, a Semana de Visitas identifica e reconhece boas práticas, apontando a delegacia mais bem avaliada em cada localidade e conferindo à melhor de cada país um certificado intitulado Prêmio Altus de Qualidade do Serviço Policial.

Realizado anualmente desde 2006, o projeto da Altus avalia a adequação ou inadequação a padrões internacionais de cinco aspectos do serviço oferecido pela delegacia de polícia: (1) orientação para a comunidade, (2) condições materiais, (3) tratamento igualitário da população, (4) transparência/prestação de contas e (5) condições de detenção. A cada ano define-se também um tema ou uma questão central para nortear a análise dos dados obtidos. Em 2013 a questão eleita, que orienta todas as seções do relatório a seguir foi: em que medida iniciativas como a da Semana de Visitas podem estabelecer pontes entre cidadãos e polícia, de modo a aumentar a confiança da sociedade nas instituições policiais?

A publicação apresenta os resultados da VII Semana de Visitas a Delegacias de Polícia, realizada de 3 a 9 de novembro, abrangendo ao todo cem unidades, 50 na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e 50 na de São Paulo. Dessas cem, 42 já vinham sendo monitoradas pelo projeto desde 2009 e 58 foram visitadas pela primeira vez em 2013. Não só por restrições orçamentárias, mas também pela intenção de analisar os efeitos da Semana em áreas já contempladas com prêmios de qualidade da Altus, a pesquisa de 2013 limitou-se a essas duas regiões metropolitanas. Em compensação, ampliou-se consideravelmente o número de delegacias e diversificaram-se os tipos de serviços observados, com a inclusão de mais unidades especializadas no atendimento à mulher, a idosos, a turistas e a crianças e adolescentes.

Centros de pesquisa e ONGs de outros 21 países realizaram simultaneamente a Semana, avaliando um total de 1.340 unidades policiais.

Relatório

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