Três delegacias do Rio estão entre as melhores do país, em uma pesquisa que avaliou e comparou os serviços oferecidos pelas instituições policiais em todo o mundo. O resultado foi divulgado hoje de manhã.
O projeto Semana de Visitas a Delegacias avaliou 470 delegacias de polícia de 23 países, entre outubro e novembro do ano passado. Cento e nove delegacias de seis capitais brasileiras participaram.
No Rio, das 30 delegacias visitadas, a 24ª, de Piedade, a 54ª DP, em Belford Roxo, e a 18ª DP, na Praça da Bandeira, estão entre as melhores do país. Em São Paulo, duas delegacias foram classificadas.
Os pesquisadores aplicaram questões sobre atendimento ao público, condições de detenção, transparência e prestação de contas.
“Foi feita tanto no Brasil, quanto na Nigéria, na Índia, na Rússia, nos EUA. E agora vamos discutir esses resultados com as autoridades de segurança, porque a idéia é multiplicar as boas práticas”, afirma a pesquisadora Julita Lemgruber.