Lançamento do primeiro relatório da Rede de Observatórios da Segurança, 21/11/2019

Criada em maio de 2019, a Rede de Observatórios da Segurança lançou em 21/11 seu primeiro relatório, com dados sobre violência e segurança pública em cinco estados. O evento, realizado na Assembleia Legislativa do Ceará, teve a participação do deputado Renato Roseno (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.

O documento se intitula Retratos da violência – Cinco meses de monitoramento, análises e descobertas, e reúne dados e artigos inéditos produzidos pela Rede, que articula organizações nos estados de Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. (Leia aqui o relatório completo).

Projeto coordenado pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), com apoio da Fundação Ford, a Rede de Observatórios registra diariamente fatos relacionados ao racismo; à intolerância religiosa; à homofobia; a ataques de grupos criminais; a linchamentos, a chacinas; a operações policiais e abusos de agentes; a violências contra mulheres, crianças e adolescentes; e aos sistemas penitenciário e socioeducativo. (Saiba mais sobre o projeto).

Em cinco meses de monitoramento cotidiano, de junho a outubro de 2019, os pesquisadores da Rede registraram 4.764 fatos nos cinco estados. (Veja infográfico com os principais números).

As organizações que integram a Rede são: Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC/UCAM), do Rio de Janeiro; Laboratório de Estudos da Violência (LEV/ UFC), do Ceará; Iniciativa Negra por Uma Nova Política de Drogas (INNPD); Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), de Pernambuco; e Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP), de São Paulo.

Na mídia:

spaço

Mais Eventos