Pesquisa mostra que o ideal seria substituir a abordagem de confronto com criminosos por investimento em inteligência.
Um estudo feito pela rede Observatório de Segurança mostra que o governo do RJ gasta muito com Segurança Pública, mas os resultados são baixos. A pesquisa, a que o Bom Dia Rio teve acesso, será apresentada na manhã desta segunda-feira (16).
O Estado do RJ é a unidade da Federação que mais investe na pasta – a previsão para 2020 é R$ 12,7 bilhões só nesse setor.
“Os resultados, no entanto, não correspondem ao investimento. Uma das razões é que a política de segurança do RJ é focada no confronto e na guerra, que exige a mobilização de um grande contingente de policiais. O problema é que essa abordagem coloca tanto a população quanto os próprios policiais em risco. Do ponto de vista dos resultados, isso é ineficiente. Além disso, é insustentável quando pensamos no orçamento”, explicou o especialista em Políticas Públicas Alexandre Ciconello.
Para Ciconello, diante da crise econômica vivida pelo Estado do RJ nos últimos tempos, é insustentável manter esse modelo.
O especialista aponta medidas que podem melhorar a situação.
“A primeira coisa a se fazer é mudar essa lógica de confronto, que coloca a população em risco. É necessário investir mais em inteligência e investigação, que é o que de fato desarticula grupos criminosos. Também é preciso investir no combate à corrupção na polícia e em uma política de redução de danos durante as operações realizadas e comunidades”.