APRESENTAÇÃO
Os estudos sobre gênero e violência, em diversos países e no Brasil, envolvem enfoques e metodologias diversas e nem sempre comparáveis. No entanto, não é difícil perceber a recorrência deste fenômeno na sociedade, assim como seu caráter abrangente e suas múltiplas conexões econômicas, culturais, etárias, étnicas e raciais.
Nas sociedades contemporâneas existe amplo consenso em torno da idéia de que a violência de gênero fere os princípios internacionais dos direitos humanos. Diversas organizações têm se mostrado cada vez mais preocupadas em combater este tipo de violência e se reconhece que, embora as mulheres possam ser violentas, elas estão permanentemente sob o risco de se tornarem vítimas de homens agressores, sejam eles desconhecidos ou conhecidos.
Apesar dessa visibilidade significativa, percebemos que no Brasil ainda estamos longe de ter alcançado uma boa compreensão do problema. Tanto a implantação das políticas de enfrentamento da violência de gênero, quanto sua recepção por parte das beneficiárias, têm suscitado novos e instigantes debates, os quais, entretanto, não encontram amparo em uma base sólida de dados quantitativos ou qualitativos. Isto reforça a importância da produção de estudos em nível nacional, capazes de fornecer mais informações sobre as dinâmicas sociais implicadas neste tipo específico de violência, bem como sobre os impactos das políticas experimentadas ao longo das últimas décadas.
O II Curso Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos, Gênero e Violência procura contribuir para o entendimento desta problemática. Pretende-se com isso, aprimorar o conhecimento nesta área temática através da formação de investigadores interessados em articular os atuais debates das Ciências Sociais com os desafios colocados no plano das experiências de formulação e execução de políticas de gênero.
OBJETIVOS
- Incentivar a formação de pesquisadores na área das relações de gênero, direitos humanos e violência, contemplando estudantes de graduação e de pós-graduação do Ifcs/UFRJ, IMS/Uerj, Universidade Cândido Mendes e profissionais de outras organizações.
- Propiciar a reflexão e o debate em torno de experiências relacionadas às políticas de gênero no Brasil nos últimos vinte anos.
REALIZAÇÃO
- Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (Neseg)/Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs)/UFRJ
- Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (Clam)/Instituto de Medicina Social (IMS)/Uerj
- Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC)/Universidade Candido Mendes (Ucam)
COLABORAÇÃO
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Nepi)/ Instituto de Filosofia e Ciências Sociais(Ifcs)/UFRJ
COORDENAÇÃO
- Aparecida Fonseca Moraes (Neseg/Ifcs)
- Bila Sorj (Neseg/Ifcs)
- Barbara Musumeci Soares (CESeC)
- Maria Luiza Heilborn (Clam/IMS/Uerj)
Assistência de Coordenação: Carla de Castro Gomes (Neseg/Ifcs)
PROGRAMA
Carga horária:
10 horas/aula em 5 encontros
Mesas:
19 de abril
Direitos humanos e feminismo: trajetórias, abordagens e pesquisas
Expositoras: Clara Araújo (Depto. de Ciências Sociais/Uerj) e Jacqueline Pitanguy (CEPIA)
Debatedora: Lena Lavinas (Instituto de Economia/UFRJ)
26 de abril
Direitos, discriminação e violência na América Latina: a marcha do orgulho GLBT no Brasil e Argentina
Expositores: Horacio Sívori (Clam/IMS/Uerj) e Sérgio Carrara (Clam/IMS/Uerj)
Debatedora: Maria Luiza Heilborn (Clam/IMS/Uerj)
03 de maio
Direitos humanos e desenvolvimento de políticas de gênero: perspectiva global e respostas locais
Expositoras: Aparecida Fonseca Moraes (Neseg/Ifcs/UFRJ) e Adriana de Resende Vianna (Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGas)/Museu Nacional)
Debatedora: Sônia Correa (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – Abia e Rede Dawn)
10 de maio
Juventudes, gênero e violência
Expositoras: Tatiana Moura (Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra)
Silvia Ramos (CESeC/Ucam) e Cristiane da Silva Cabral (Clam/IMS/Uerj)
Debatedora: Rosilene Alvim (Nepi/Ifcs/UFRJ)
17 de maio
Vinte anos de políticas de gênero e a Lei Maria da Penha de combate à violência contra a mulher: expectativas e desafios
Expositoras: Barbara M. Soares (CESeC/Ucam) e Wânia Pasinato (Pagu/Unicamp)
Debatedora: Elaine Reis Brandão (Departamento de Medicina Preventiva e Instituto de Estudos de Saúde Coletiva – Iesc/UFRJ)
VAGAS E RESERVAS
- Total de vagas: 50 (cinquenta)
- Reserva: 15 vagas para o Ifcs/UFRJ, 10 vagas para o CESeC/Ucam, 15 vagas IMS/Uerj e 10 vagas para afiliados de outras instituições.
FOLDER DO CURSO
PROGRAMA