Promotoras Legais Populares (2007/2008)

a

Os dois cursos de Promotoras Legais Populares oferecidos em 2007 e 2008 integraram as atividades do Programa de apoio a familiares de vítimas de chacinas no Rio de Janeiro, desenvolvido pelo CESeC em parceria com o Ces/Universidade de Coimbra, sob a coordenação de Barbara Musumeci Soares e Tatiana Moura.

O primeiro, realizado em 2007, teve duração de cinco meses, com carga horária de 56 horas e a participação de 20 professores-palestrantes. Foram abordadas questões relativas à violência, aos direitos civis, ao sistema de justiça criminal, à segurança pública, às relações de gênero e às organizações sociais.

Como a proposta do curso era atender a demandas específicas, apontadas pelos(as) familiares durante os encontros mensais, a matriz curricular foi elaborada conjuntamente, a partir de dinâmicas de grupo, nas quais foram definidos os temas das aulas e o logotipo do curso — utilizado nos crachás, nas camisetas e nos diplomas.

O 2º curso, realizado em 2008, com duração de dois meses e carga horária de 56 horas, teve um caráter mais prático, visando a desenvolver habilidades e a complementar e consolidar conhecimentos abordados no módulo anterior. Contou com a participação de seis professores-palestrantes, que abordaram questões como: história contemporânea do Brasil, organizações da sociedade civil, formulação de projetos de geração de renda e oratória. As aulas foram ilustradas por três visitas a campo: ao Museu da República, ao projeto Arteiras e à Associação de Padeiras Autônomas do Morro de Cantagalo Pão & Vida, ambos fundados no modelo de economia solidária.

Mais Cursos