Seminário Operações policiais no Rio: Existe um novo padrão? 09/07/2019

Observatório da Segurança apresenta resultados do monitoramento de operações policiais no Estado do Rio de Janeiro

Dados inéditos sobre operações realizadas no Rio de Janeiro de janeiro a junho de 2019 foram apresentados pelo Observatório da Segurança-Rio em seminário no dia 9 de julho, terça-feira, às 9h30, na Universidade Candido Mendes. Foi a primeira divulgação de um produto realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, lançada em 28 de maio.

Os dados sobre operações são resultado do monitoramento diário de jornais, sites de notícias, páginas da internet e outras fontes. Número de operações, local, forças utilizadas, letalidade e vitimização de agentes de segurança são alguns dos aspectos analisados no estudo, que foi apresentado pelo coordenador de pesquisa do projeto, Pablo Nunes. Apresentou-se também uma análise detalhada dos dados oficiais, de janeiro a maio, reunidos pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio (ISP-RJ).

Além da equipe do Observatório, o encontro teve a participação dos analistas a seguir, que reagiram aos números apresentados:

– Daniel Lozoya, defensor público

– Daniel Hirata, professor da UFF e pesquisador do NECVU/UFRJ

– Fransérgio Goulart, do Forum Grita Baixada

– Itamar Silva, do Grupo Eco, Santa Marta

– Jota Marques, educador e coordenador do projeto Marginow, da Cidade de Deus

– Lidiane Malanquini, da Redes da Maré

– Maria Isabel McDowell Couto, do Laboratório de Dados Fogo Cruzado

– Rafael Soares, jornalista do Extra

– Robson Rodrigues, ex-chefe do Estado Maior da PM e doutorando em Ciências Sociais pela UERJ

O Observatório da Segurança-Rio integra a Rede de Observatórios da Segurança, projeto coordenado pelo Centro de Estados de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (CESeC/UCAM) e financiado pela Fundação Ford.

Infográfico

Imagens do evento:


Mais Eventos