A 23ª Delegacia de Polícia Civil do Méier, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, foi considerada a melhor do país em 2009, em relação ao atendimento ao público, por um estudo divulgado nesta quinta pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Cândido Mendes. A unidade se destacou entre 235 delegacias sorteadas, de nove estados.
A delegacia do Méier já havia sido escolhida a melhor do Brasil em 2007 e, segundo o Cesec, não havia sido sorteada para participar da pesquisa no ano passado. Mas, a pedido do delegado Luiz Archimedes, os pesquisadores acabaram incluindo a unidade.
A confiança de Archimedes em pedir para participar da pesquisa acabou rendendo o segundo “título” para a delegacia carioca. “A gente não tem nada de diferente das outras unidades. Procuramos cumprir estritamente o determinado pela Chefia de Polícia. Já trabalhamos juntos há bastante tempo. Há uma equipe. Não é só o delegado que faz ou deixa de fazer. É o grupo que faz. A união é algo que faz a diferença”, disse o delegado.
Archimedes disse ainda que o atendimento ao público com qualidade é uma prioridade da Delegacia do Méier. “A gente procura dar o melhor atendimento a todos que chegam à delegacia, sem restrição. A delegacia é do povo e estamos aqui para atendê-lo”, afirmou.
A pesquisa do Cesec também destacou a 2ª Delegacia de Porto Alegre, que ficou em segundo lugar, e o 37º Distrito Policial de São Paulo, em Campo Limpo, que ficou na terceira colocação. A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Brasília foi considerada a melhor unidade nesse segmento.
Também foram mencionadas como exemplos de bom atendimento a 15ª Delegacia do Rio, na Gávea, zona sul da cidade, a 14ª Delegacia de Brasília, o 1º Distrito Policial de Fortaleza, a 6ª Seccional Urbana do Comércio, de Belém, a 9ª Delegacia Distrital de Belo Horizonte, a Delegacia da 7ª Circunscrição de Recife e a Delegacia de Atendimento à Mulher de Goiânia.
A Pesquisa do Cesec foi feita por meio da avaliação de 449 pessoas, cidadãos comuns que moram perto das delegacias e que visitaram as unidades policiais em outubro de 2009. Após conhecerem as unidades, notas foram dadas a cada uma delas para os quesitos: orientação para a comunidade, condições materiais, tratamento igualitário dos usuários, transparência e prestação de contas e condições de detenção.