30
abr
Debate: Guerra às Drogas e Pandemia, 29/4/2020

Debate promovido hoje pela Casa do Saber: Julita Lemgruber, Sidarta Ribeiro, Flávio Lobo e Mario Vitor Santos

Flávio Lobo

Jornalista, mestre em comunicação e semiótica. Estuda políticas de drogas há 12 anos e é autor de reportagens, entrevistas e artigos sobre o tema; hoje se considera um ativista engajado na expansão da consciência coletiva acerca da centralidade da guerra às drogas no que há de mais danoso, injusto e violento na realidade brasileira. É autor, em parceria com Sidarta Ribeiro, do artigo “A guerra às drogas à luz da pandemia”, publicado pelo El País Brasil na semana passada.

Julita Lemgruber

Mestre em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj) e graduada em ciências sociais pela UFRJ. Ex-diretora do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro e ex-ouvidora de polícia Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes. (Principal pesquisa a que se dedica hoje: “Custos da Proibição”. A fase inicial da pesquisa estima o custo da proibição no funcionamento do sistema de justiça criminal – polícia, tribunais, prisões).

Sidarta Ribeiro

Professor titular de neurociências e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ph.D. em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (Estados Unidos), com pós-doutoramento em Neurofisiologia na Universidade Duke (Estados Unidos), mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Biologia pela Universidade de Brasília (UnB). É diretor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, membro do comitê diretor da Latin American School for Education, Cognitive and Neural Sciences (LA School, Estados Unidos) e pesquisador sênior associado do Centro de Pesquisas para Inovação e Difusão da Fapesp em Neuromatemática. É autor, entre outras obras, de O Oráculo da Noite: A História e a Ciência do Sonho (Companhia das Letras, 2019) e Limiar: Uma Década entre o Cérebro e a Mente (Vieira e Lent, 2016).

Comentários
Mais Blog