86% dos mortos em operações policiais no RJ são negros, diz estudo

Levantamento contabilizou vítimas de 2019 com cor determinada. A classificação de negros representa a soma das vítimas declaradas pretas ou pardas. Vítimas classificadas com cor ‘não informada’ não foram somadas.

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (9) mostra 86% das pessoas mortas em operações policiais no Rio de Janeiro são negras.

O estudo da Rede de Observatórios de Segurança Pública leva em consideração os óbitos contabilizados no ano de 2019 durante intervenções de agentes do estado.

Pesquisadora comenta estudo sobre mortes em ações policiais no RJ | G1

O RJ teve 1,8 mil vítimas que morreram durante a intervenção de forças policiais no último ano. Deste total, 1,4 mil eram negros, soma de pessoas pretas e pardas. Além disso, 159 não tiveram cor determinada. Os dados do estudo foram obtidos através da Lei de Acesso a Informação (LAI).

A proporção aponta que as mortes são causadas na maior parcela da população, já que negros representam 51,7% dos moradores do estado, segundo o Censo 2010 do IBGE.

A coordenadora do Observatório da Segurança, socióloga Sílvia Ramos, afirmou que as estratégias de polícia implementadas no RJ são racistas. As mortes de negros, segundo ela, são a ‘ponta de um iceberg’.

O número de negros mortos pela polícia apresenta dados extremamente graves, preocupantes e até assustadores. Quando nós vemos que 51% da população do RJ é constituída de negros, mas 86% dos mortos pela polícia no ano passado são negros, nós vemos que existe uma desproporção e uma ‘racialização’. Estratégias de polícia que são racistas”, afirmou Sílvia.

O estudo também analisou a situação de outros estados como Bahia, Ceará, Pernambuco e São Paulo.

“O que nós vemos é uma vitimização absolutamente desproporcional e ‘racializada’. Um tipo de estratégia policial que é, francamente, racista e dirigida contra negros. Não são só as mortes, mas toda a atividade policial é dirigida contra negros. As mortes são a ponta do iceberg”, completou a pesquisadora.

O que dizem os citados

O G1 procurou a Polícia Militar e foi informado que a “política de segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro é baseada em inteligência, investigação e tecnologia das polícias Civil e Militar”.

De acordo com a administração estadual, as operações são feitas com o objetivo de localizar criminosos e apreender armas e drogas. Todas ações seguem, de acordo com a nota do Governo do RJ, determinações legais, priorizando sempre a preservação de vidas, tanto de policiais quanto dos cidadãos.

Visualizar matéria

versao para impressão

Mais Reportagens