RIO – O coronel da Polícia Militar Sérgio Nascimento é o comandante interino do Batalhão Especial Prisional (BEP). Ele substitue o tenente-coronel Genésio Lisboa Neves Júnior, exonerado do cargo na segunda-feira por ordem do secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame.
Segundo a secretaria de Segurança, o oficial ficará no cargo até a corporação encontrar outro nome para comandar o batalhão. Nascimento é também o subcorregedor da PM, com larga experiência na apuração de desvios de conduta de policiais militares.
(Câmera escondida flagra privilégios de policiais)
Em revista no BEP no domingo e na segunda-feira, a Polícia Militar apreendeu três celulares, doze carregadores, uma bateria e sete facas caseiras.
Especialistas na área de segurança ouvidos pelo GLOBO ficaram indignados com as irregularidades encontradas no BEP. A coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, Silvia Ramos, que ficou chocada com o nível de controle dos presos num quartel da Polícia Militar:
– O controle dos presos numa área militar deveria ser muito mais rigoroso. O comando do batalhão deveria priorizar e redobrar a atenção por existirem maus policias. Espero que a PM dê uma resposta para esse caso. A sociedade precisa disso.