RJ: forças de segurança fazem megaoperação na zona norte

5.400 homens das Forças Armadas participam de operação | Reprodução/Record TV Rio

Ação nos Complexos do Chapadão e da Pedreira conta com 5.580 agentes, blindados e aeronaves; esta é a maior operação desde o início da intervenção

As forças de segurança realizam, nesta quinta-feira (28), uma operação nos complexos do Chapadão e da Pedreira, na zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com o Comando Militar do Leste, 5.400 militares das Forças Armadas, 80 policiais militares e 100 policiais civis estão nas comunidades. Esta é a maior operação, em termos de efetivo empregado e população abrangida, desde o início da intervenção federal na segurança pública do Estado. A ação envolve o cerco, estabilização da área e desobstrução de vias. Pedestres e veículos estão sendo revistados.

As equipes contam com o apoio de veículos blindados, aeronaves e equipamentos de engenharia. Algumas ruas e acessos da região poderão ser interditados e setores do espaço aéreo poderão ficar restritos a aeronaves civis.

A Polícia Militar faz a estabilização da área e bloqueia vias das comunidades, enquanto a Polícia Civil realiza a checagem de antecedentes criminais e cumpre mandados judiciais.

Até às 13h de hoje, o balanço da operação indicava a morte de um suspeito e a prisão de outros seis homens, a apreensão de entorpecentes, material para endolação de drogas, dez carregadores de fuzil, uma pistola 9mm e munições, uma carga de bebidas importadas, um cinto tático com coldre de pistola e um rádio comunicador. Além disso, 30 carros, 14 motos e dois caminhões roubados foram recuperados e quinze barricadas foram removidas. 2.530 pessoas e 1.950 veículos foram revistados.

Segundo uma moradora, as aulas nas comunidades foram canceladas.

Moradora da região relata cerco dos policiais | Reprodução/Redes Sociais

De acordo com o Comando Conjunto, 1.260.000 pessoas que moram e transitam na região serão “direta e indiretamente beneficiadas por esta operação”.

Desde seu início, em 16 de fevereiro deste ano, a intervenção federal vem sendo marcada por incursões armadas em comunidades. De acordo com dados do Observatório da Intervenção, foram realizadas 203 operações monitoradas que contaram com a participação de 100 mil agentes.

Operação no Morro dos Macacos

Nas primeiras horas desta quinta, um policial militar foi baleado na cabeça e morreu durante uma operação da Polícia Militar no Morro dos Macacos, também na zona norte. O túnel Noel Rosa está interditado nos dois sentidos por conta da ação.

A incursão nos Complexos do Chapadão e da Pedreira é a maior operação, em termos de efetivo empregado e população abrangida, desde o início da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano |
Foto: Reprodução/Record TV

Visualizar matéria

versao para impressão

Mais Participações