CERTA VEZ, A ESCRITORA Ana Maria Gonçalves me disse que novembro é o mês em que ela mais trabalha. Muitos convites de palestras, bate-papos e seminários. Cruza o país de cabo a rabo. Outro dia, encontrei o empreendedor e comunicador Raull Santiago, e ele me disse que está cansado de ser convidado para falar sobre favela, violência, morte de jovens negros. Que é muito mais do que isso. Mas ser negro e morar no Complexo do Alemão, na percepção de muitos, o reduz.
Novembro, mês da consciência negra, é a época de muitas “histórias de superação” na imprensa. Mas não se vê, com a mesma dedicação, pessoas negras ocupando lugares em histórias de uma outra forma: como fontes ou especialistas, por exemplo. A história das pessoas negras é de horror por um lado, mas também é de vitória e resistência. A história dos negros brasileiros é a história do Brasil. E a história negra não cabe em 30 dias – deveria, na verdade, se diluir nos outros 365.
Pensando nisso, perguntei no Twitter e no Facebook quem são as pessoas negras admiradas pelas pessoas e por que. A ideia foi estender a excelente iniciativa Entreviste um negro. O resultado foi uma lista com 129 nomes, com atuações em áreas que eu inclusive tive que pesquisar para entender melhor. É o caso da Nadia Ayad, por exemplo, bioengenheira que ganhou um prêmio internacional ao desenvolver um mecanismo de filtragem e um sistema de dessalinização de água, fazendo com que se torne potável a partir do uso de grafeno.
Também fiquei fascinada com a história grandiosa de Oswaldo Luiz Alves. O nanotecnólogo, professor titular de química da Unicamp, desenvolve materiais para aplicação em problemas ambientais: ecomateriais e desenvolvimento de sistemas para filtragem e isolamento, com mais de 30 patentes registradas e incontáveis prêmios.
São pessoas como Ayad e Alves, com trajetórias excepcionais, que compõem a nossa lista. Muitos dos profissionais citados se formaram e especializaram para abordar a temática de raça – se preciso for. Mas o compilado preparado pelo Intercept tem especialistas em criptomoedas, ciência política, transparência, corrupção, direito, moda, neurociências, publicidade, economia, cinema e medicina, entre muitos outros temas.
Porque negros têm mais assunto do negritude. Bora dar espaço para eles serem o que são?
Confira a Lista Itercept em PDF
ou veja abaixo:
Silvio Luiz de Almeida
Direito – Racismo Estrutural – Meritocracia – Direito Político – Economia Política
Pós-doutor pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Político e Econômico e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).Presidente do Instituto Luiz Gama (SP).
SP
Ana Luiza Flauzina
Diáspora, Sistema de Justiça criminal, Educação, documentarista
Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2003), graduação em História pela Universidade de Brasília (2004), especialização em sistema de justiça criminal pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (2006), doutorado em Direito pela American University Washington College of Law (2012) e pós-doutorado pelo African and African Diaspora Studies Department na University of Texas at Austin. (2013). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), diretora do documentário Além do Espelho.
BA
Fhoutine Marie
Ciência política – Política antiterrorismo – Feminismo – Relações étnico-raciais
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará – Pós Graduada em Jornalismo Internacional – Mestre e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PA
Ian Black
Publicidade – Digital – Social Media
Sócio-diretor da agência New Vegas, especializada em ambiente digital.
SP
Marcelle Soares Santos
Astrofísica – Ondas gravitacionais
Professora na Universidade Brandeis e pesquisadora no Fermi National Accelerator Laboratory, o Fermilab, um dos mais importantes laboratórios de física de partículas do mundo, ambos nos Estados Unidos. – Coordena grupo que procura emissões luminosas associadas à produção de ondas gravitacionais.
EUA – ES
Rafael Albino
Métricas – Desenvolvimento de Softwares – Programação
Autor do novo livro “Métricas Ágeis – Obtenha melhores resultados em sua equipe” – Doutorando e mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP – Formado em Sistemas de Informação pela Unesp de Bauru, e com MBA em Gerenciamento de projetos, pela FGV.
SP
Tarcízio Silva
Mídias sociais – Métodos de pesquisa digitais – Inovação
Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PPGCCC-UFBa. Co-fundador e Diretor de Pesquisa em Comunicação do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados – Especialista em monitoramento e pesquisa aplicada de inovação (Social Figures, Flagcx, Coworkers e outras).
SP
Thula Pires
Direito Constitucional – Teoria crítica da raça – Teoria do reconhecimento.
Possui graduação em Direito (2002), mestrado (2004) e doutorado (2013) em Direito Constitucional e Teoria do Estado, todos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio e Coordenadora-Adjunta de Graduação no mesmo curso.
RJ
Giovana Xavier
Educação – Consultoria, gestão de projetos e pesquisa em escravidão, pós-abolição, gênero, raça e reeducação das relações étnico-raciais, formação de professores
Historiadora, pós-doutora em História Social – UFRJ, UFF, Unicamp e New York University. Professora Adjunta de Prática de Ensino de História na Faculdade de Educação da UFRJ.
RJ
Wilson Gomes
Tecnologia Digital – Comunicação – Democracia Digital
Mestre em Antropologia do PPGA-UFF. Pesquisador do INCT-InEAC, Instituto de Estudos Comparados de Instituições de Administração de Conflitos . graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011)
Charles Pessanha
Ciência Política
Professor de Ciência Política da UFRJ e Editor Emérito da DADOS – Revista de Ciências Sociais, Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Ciência Política.
RJ
Adilson Moreira
Direito Antidiscriminatório – Cotas
Doutor em Direito Constitucional Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2013). Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG.
MG
Renato Noguera
Filosofia Afro Perspectivista – Ensino de Filosofia – História e Cultura Afro-Brasileira – Africana e Indígena; Ética, Política e Subjetividade
Defensor da tese de que a filosofia não nasceu na Grécia – Professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua como Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO) e do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia da UFRRJ. Possui doutorado, mestrado e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – – Coordenou projetos como o “Agenda Utoto: diversidade étnico-racial, consumo infantojuvenil, subjetividades e novas demandas – Foco: biopoder, devir negro e diferença, nas filosofias de Foucault e Deleuze; e Literatura, Musicalização e Relações Étnico-raciais na Educação Infantil.
RJ
Ana Carolina da Hora
Tecnologia – crianças na tecnologia – Pyladies, Mozilla Club, LuaConf, Wie, RAS.
Apple Developer Academy – Graduanda em Ciência da Computação na PUC-Rio e integra a equipe do Olabi, organização social que tem como foco a promoção da diversidade na produção de tecnologias Participa de projetos que incentivam mulheres e crianças na tecnologia e pesquisa como Pyladies, Mozilla Club, LuaConf.
RJ
Buh D’Angelo
Empreendedorismo – Tecnologia
Fundadora da InfoPreta – hardware da indústria – tem um canal para falar sobre explicar os mais comuns bugs e falhas dos eletrônicos e sistemas operacionais.
SP
Laina Crisóstomo
Direito da Mulher, vulnerabilidade, violência contra a mulher
Fundadora do TamoJuntas – iniciativa de Laina com outras duas advogadas para prestar assessoria jurídica a mulheres de baixa renda em situação de violência.
BA
Samuel Vida
Direito Constitucional, desigualdade racial
Advogado, professor de direito constitucional e teoria do direito – PUC e UFBA.
BA
Nadia Ayad
Bioengenharia – saúde – água potável
Formada em engenharia de materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro – Ganhadora do Prêmio Global Graphene Challenge, por desenvolver um mecanismo de filtragem e um sistema de dessalinização de água, fazendo com que se torne potável a partir do uso de grafeno.
RJ
Luiz Guilherme de Godoy
Música – Coral
Recebeu em 2017 o prêmio para a figura de maior destaque dos coros de Viena, a capital mundial da música erudita.
Viena, Áustria
Marcelo Paixão
Economia Política, Pensamento Social, Economia do Trabalho – Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Raciais
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2005) – Coordena o Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (LAESER), vinculado à mesma UFRJ e criado em 2006.
RJ – EUA
André Souza
Neurociência – Ex-Pesquisador do Google – Atualmente no FB
Ph.D. in Cognitive Psychology, The University of Texas at Austin (EUA), B.A. in Linguistics, Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) – Leciona as disciplinas de Economia Política, Economia do Trabalho, Introdução à Economia, Introdução às Ciências Sociais, Nação e Nacionalidade, Economia Solidária e autores do pensamento econômico de extração marxista.
MG – EUA
Nina Silva
Tecnologia e Programação
Fundadora do Black Money – MBM & D’Black Bank founder, Most Influential People of African Descendent Global, gerente de tecnologia, palestrante, mentora.
SP
Lisiane Lemos
Executiva
Executiva de vendas na Microsoft. Aos 27 anos, foi eleita pela Forbes em 2017 como jovem de impacto no país.Participa do Blacks at Microsoft no Brasil, política da companhia pela inclusão de pessoas negras na empresa, que promove a tecnologia como um instrumento de ascensão social.
Katleen da Cruz Conceição
Dermatologista – Medicina
Dermatologista especializada em tratamentos para a pele negra – Chefe do ambulatório de dermatologia para pele negra da Santa casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Ex-Chefe do Ambulatório de Dermatologia da Pele Negra do Hospital Geral de Bonsucesso.
RJ
Natália Neris
Direito, inclusão social através da e Tecnologia
Doutoranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP), Mestre em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua em projetos de pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (GEPPIS) da Universidade de São Paulo e Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD/CEBRAP). Foi professora no curso de graduação em Serviço Social na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo (FAPSS-SP) entre 2015 e 2016. Atualmente é pesquisadora no InternetLab.
SP
Luciana Karine de Souza
OIT – Epistemologias do Sul, abordagens Pós-coloniais e Decoloniais aplicadas ao Direito Internacional e às Relações Internacionais, com ênfase em: 1) Escravidão, Colonialismo, África e às Relações Internacionais; 2) Organizações Internacionais, Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos; 3) Diáspora africana, migrações e refúgios; 4) Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti (MINUSTAH)
Professora dos Programas de Pós-graduação stricto sensu em Relações Internacionais e em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa PQ CNPq. É titular da Cátedra Jean Monnet – outorgada oficialmente pela União Europeia – e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Agência das Nações Unidas para Refugiados. Realizou Estágio pós-doutoral no “Institute for International and European Policy” da Katholieke Universiteit Leuven e Estágio Sênior na Université Libre de Bruxelles, Bélgica. Doutora e Mestre em Direito (com concentração em Relações Internacionais) pela Universidade Federal de Santa Catarina – Participou como observadora da Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti (MINUSTAH). É coordenadora do “EIRENÈ – Centro de Pesquisas e práticas Decoloniais e Pós-coloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional” – e do projeto de extensão “Apoio a Imigrantes e Refugiados” (NAIR/Eirenè/UFSC).
Patrícia Pimenta
Diáspora e Memória em São Paulo
Bacharel em biblioteconomia, licenciada em história, mestranda em Ciências humanas e sociais. Integra o grupo Lugares de memória e consciência (FAU-USP), Coletivo Pisa – Pesquisa e Cidade.
SP
Victor Gomes
Tecnologia – Start up – Aceleracão – Energia – Eficiência Energética
Engenheiro, fundador da Energy2go, especialista em eficiência energética, gerenciamento e inovação.
RJ
Oswaldo Luiz Alves
Nanotecnologia – Química
Professor Titular e Decano do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UNICAMP (Brasil) e fundador/coordenador científico do Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES). É Doutor em Ciências (1977) pela UNICAMP trabalhando com aplicação da espectroscopia vibracional (Raman e IV) em complexos moleculares – Member of TWAS Independent Expert Committee for the Chemistry Prize (2016-2018). Prêmio Cientista do Ano do Instituto Nanocell-Modalidade: Nanotecnologia: da produção à aplicação (2016).Prêmio Inventor 2017 – Patente Concedida, Universidade Estadual de Campinas/ INOVA (2017).Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira (2017). Membro do Comitê Consultivo de Nanotecnologia e Novos Materiais -CCNANOMAT, MCTIC (2017). – Possui 31 patentes depositadas (04 internacionais), 05 patentes concedidas e 01 licenciamento (transferência de tecnologia) para o setor produtivo.
SP
Desiree Santos
Tecnologia – Desenvolvimento software – Movimentos para hardware aberto
Consultora de desenvolvimento software na ThoughtWorks Brasil. Mestranda em Ciência da Computação na PUCRS e se formou no CEFET/RJ em Sistemas para Internet. Desde 2009 participa de movimentos para hardware aberto, tem desenvolvido projetos makers de automação e robótica. Coordena a comunidade Arduino no Rio de Janeiro arduinrio, modera um fórum relacionado com Arduino e Eletrônica arduinoBrasil. Participa ativamente do Matehacker – hackerspace em Porto Alegre, Brasil.
RS
Tainá de Paula
Arquitetura – Urbanismo – Patrimônio Cultural – MTST
Arquiteta e urbanista, especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Coordenadora Regional da Plataforma Brasil Cidades e consultora técnica do Movimento dos Trabalhadores sem Teto do Rio de Janeiro.
RJ
Humberto Adami
Advogado – Política de Cotas
Advogado e Mestre em Direito. Presidente da CNVENB Comissão Nacional da Verdade da ESCRAVIDÃO NEGRA no Brasil, do Conselho Federal da OAB.
RJ
Felipe Freitas
Direito – Abolicionismo Penal – Violência Policial
Doutorando em direito pela Universidade de Brasília e membro de Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana.
BA
Macaé Evaristo
Educação e Direitos Humanos – Escolas Indígenas – Política educacional – Movimentos Sociais – Inclusão e pluralidade – Cultura
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – ex professora da rede municipal de educação de Belo Horizonte, onde também trabalhou como coordenadora e diretora de escolas públicas. Em 2004, transitou para a gerência de políticas públicas como gerente de coordenação da política pedagógica, secretária adjunta e posteriormente secretária municipal de educação de Belo Horizonte, período que se estende até 2012. Foi professora do curso de magistério intercultural indígena e coordenou o Programa De Implantação de Escolas Indígenas de Minas, no período de 1997 a 2003. Atuou como secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação em 2013 e 2014.
Joana D’Arc de Souza
Produtos farmacêuticos – Química
PHD em Química – professora da Escola Técnica Estadual (ETEC) Prof. Carmelino Corrêa Júnior, mais conhecida como Escola Agrícola de Franca – Desenvolveu uma pele artificial para ser usada em queimaduras; colágeno para o tratamento de osteoporose e osteoartrite; cimento ósseo para reconstituir fraturas, fertilizantes – 15 patentes registradas.
EUA – SP
Sônia Guimarães
Física Aplicada, com ênfase em Propriedade Eletróticas de Ligas Semicondutoras Crescidas Epitaxialmente, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento epitaxial de camadas de telureto de chumbo e antimoneto de índio por difusão, processamento, obtenção e caracterização de dispositivos fotocondutores e sensores de radiação infravermelha. Tem experiência também na área de Ensino de Física aplicando a Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos ABP (PBL em inglês), utilizando as ferramentas computacionais: Tracker, Arduino e Mathematica
Conseguiu o primeiro título de doutorado em física concedido a uma mulher negra brasileira – Graduadao em Licenciatura Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1979), mestre em Física Aplicada pelo Instituto de Física e Química de São Carlos – Universidade de São Paulo (1983) e doutora (PhD) em Materiais Eletrônicos – The University Of Manchester Institute Of Science And Technology (1989). Atualmente é Professora Adjunta II do Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA.
SP
Rhaysa Ruas
Direitos Humanos – Anistia Internacional
Advogada, bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestranda na linha de Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ (PPGD/UERJ), especialista em Direito e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes (Especialização Lato Sensu), atualmente é Pesquisadora da Anistia Internacional Brasil. Membro do Programa de Estudos de América Latina e Caribe da UERJ (PROEALC/UERJ) entre 2012 e 2017.
RJ
Hedio Silva Junior
Liberdade de crença – Direito internacional – Ações afirmativas – Racismo – Educação igualitária
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e mestre pela mesma instituição desde (2000). Atualmente é diretor executivo no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, professor na Faculdade Zumbi dos Palmares, advogado dos consulados de Angola em São Paulo e no Rio de Janeiro e assessor científico FAPESP – Foi conselheiro e coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, titular da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, substituto de Alexandre de Moraes.
SP
Roberta Eugênio
Direitos Humanos – Relações étnico-raciais
Mestranda em Direito pelo PPGD-UFRJ, pesquisadora de relações étnico-raciais e advogada e coordenadora de projeto no instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH).
RJ
Caroline Bispo
Direitos Humanos – Direito da Mulher – Encarceramento – Sistema Penal
Co-fundadora da Associação Elas Existem. Pós-graduanda em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes. É também Defensora Dativa do 9º Tribunal de Ética da OAB-RJ.
RJ
Livia Casseres
Racismo – Defensoria Pública – Ações populares
Defensora pública e coordenadora do Núcleo Contra a Desigualdade Racial (Nucora) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
RJ
Kia Caldwell
HIV/AIDS – Políticas de Saúde – Diáspora Negra – Gênero e raça no Brasil
Professora da Universidade da Carolina do Norte. Estudos críticos de raça, feminismo negro, gênero e raça no Brasil, HIV/Aids, saúde pública, estudos afro-latinos.
EUA
Juarez Tadeu de Paula Xavier
Jornalismo – Cultura e economia criativa – Comunicação
Mestre (2000) e doutor (2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP) com ênfase em Comunicação e Cultura – Ex – Coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (2011-2013); Ex – Chefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista (2014-2015).
SP
Claudielle Pavão
História e Pedagogia
Mestra em História Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com ênfase em relações étnico-raciais e de gênero. Professora de História da rede pública da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. Pesquisadora com ênfase em relações étnico-raciais e de gênero.
RJ
Geisa Ferreira do Nascimento
Pedagogia e Educação – Educação Infantil – Relações étnico-raciais – Gênero e educação
Pedagoga e mestranda em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) integrando o Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF-a), especialização em Corpo, Diferença e Educação – Faculdade Angel Vianna, educadora e uma das idealizadoras do Coletivo Casa Escola; integrante do Núcleo de Pesquisas e Desconstrução de Gênero (DEGENERA/UERJ).
RJ
Patrícia Pereira
Educação Antirracista
Assessora de Igualdade Racial/Diversidades da diretoria Pedagógica/SMED/Porto Alegre. Tutoria e Coordenação de Tutoria, professora do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO/UFRGS de promoção da Igualdade Racial na Escola.
RS
Roselma Mendes
Tecnologia e Programação – Arquitetura de Sistemas
Desenvolvedora na ThoughtWorkks – experiência na área de desenvolvimento, programação Web, fullstack, backend – Arquitetura de Sistemas: Entrega de Software, design de aplicações, segurança.
PE
Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira
Negociações internacionais – Política externa e empresariado – Ciência Política
Professor Titular da USP e Vice Diretor do Instituto de Relações Internacionais. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docência pelo Instituto de Relações Internacionais da USP. É coordenador científico do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni-IRI). Foi secretário executivo da Associação Brasileira de Ciência Política (2009 a 2012) e presidente da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do IRI-USP (2009 a 2013) Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais.
Mychael Lourenço
Genética – Neurociências e Biologia Celular e Molecular – Alzheimer – Biologia molecular de doenças neurodegenerativas – Síntese proteica no cérebro – Elasticidade sináptica
Mestre (2012) e doutora em Química Biológica (2016) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisador associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e colaborador na Columbia University (Nova York), atuando na área de Neurociências. É membro dos comitês de jovens pesquisadores da Society for Neuroscience (2016-2019) e da International Society for Neurochemistry (2017-2019) e membro afiliado à Molecular and Cellular Cognition Society desde 2013 – Atua principalmente nos seguintes temas: mecanismos moleculares da doença de Alzheimer, doenças neurodegenerativas e neurobiologia celular – Prêmio CAPES de Teses – Edição 2017 – em Ciências Biológicas (Genética) (2010).
Irapuã Santana
Mercado Popular – Economia Popular – Justiça Social
Doutorando em Direito Processual Civil pela UERJ. Assessor do Ministro Luiz Fux no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral. Mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Procurador do Município de Mauá-SP (2013). Professor da graduação e da pós-graduação lato sensu da Uniceub (2015). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP (2015). Membro do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais – CBEC (2015). Consultor Voluntário da Educafro. Consultor do Programa “Plenário em Pauta” da Rádio Justiça. Professor do Curso de Democratização do Ensino Jurídico Liceu ACE (2017). Professor do Pré-Vestibular Comunitário da Educafro-Brasília (2017). Apresentador do Programa “Explicando Direito” da Rádio Justiça (2017)
BSB
Sheila de Carvalho
Advogada – Ações Afirmativas
Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade do ABC. Membro da Articulação Justiça e Direitos Humanos – JusDh – Participa do Nós Movimenta – Movimento político que visa a reestruturação das práticas políticas no Brasil, defesa de liberdades individuais e combate às desigualdades.
SP
Fábio Roque Araújo
Juiz Federal – Direito Penal – Concursos
Juiz do Tribunal Regional Federal – 5ª. Região (TRF-5). Doutorando em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Faculdade de Direito da UFBA e do CERS Cursos Online.
BA
Heron Gordilho
Direito dos animais – Promotor
Pós-Doutor pela Pace University Law School, Nova York, onde é Coordenador Regional do Instituto Brasileiro Americano de Direito e Meio Ambiente (BAILE). Doutor em Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Programa Pós-Graduação da UFBA. Membro da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN) – Ele foi o primeiro pesquisador a escrever, no Brasil, tese de doutoramento em Direito Animal com o título Abolicionismo Animal.
BA
AD Junior
Jornalismo – Justiça social-racial
Estuda Cross Media Production and Publishing em SAE Institute Hamburg – Gerencia a Liga Afro Brasileira – “Nosso Objetivo é fomentar o avanço de pessoas negras no Brasil através de oportunidades financiadas por nós mesmos”
Alemanha
Karla Meura
Advogada – Direito Trabalhista – Comissão da Verdade
Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal. Atua na área civil e trabalhista, membro da Comissão OAB mulher seccional RS, integrante da Comissão da Verdade sobre a escravidão negra no Brasil e coordenadora do GT gênero e raça.
RS
Lucio dos Santos Gomes
História – Quilombos – Campesinato – História social do trabalho
É professor da UFRJ, atuando também nos programas de pós-graduação em história comparada (UFRJ) e história (UFBa). Foi agraciado duas vezes com o Prêmio Literário Casa de las Américas, do Instituto Casa de las Américas (Cuba), sendo menção honrosa em 2006 (pelo livro A hidra e os pântanos) e o vencedor em 2011 (pelo livro O alufá Rufino, em coautoria com João José Reis e Marcus Joaquim de Carvalho).
RJ
Bruna Barros
Negritude e Movimento Acredito, ativista pela causa feminista, negra e educação.
Contadora, Cofundadora do Grana Preta – startup comandada por jovens com o objetivo de qualificar, financiar e acelerar negócios tocados por este contingente da população brasileira. Bacharel em Ciências Contábeis, Fellow ProLíder, Líder RAPS, RenovaBR.
SP
William Silva
Desembargador em ES
Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais, Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil, Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, Pós-graduado em Direito Público – O primeiro desembargador negro do ES – Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais pela Faculdade de Direito de Vitória.
ES
Jorge Terra
Procurador do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenador da Rede Afro-Gaúcha de Profissionais do Direito Presidente da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/RS Coordenador da Comissão de Direitos Humanos da PGE/RS.
RS
Hector Vieira
Direito Constitucional, Estado e Sociedade, Políticas Públicas e Democracia – Direitos Humanos e Direito Internacional dos Conflitos Armados em Relações Internacionais
Doutor em Direito/UNB. Professor Universitário, Consultor da UNESCO/MEC, Sociólogo, Advogado e Pesquisador – Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2007) e graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (2009). É Mestre em Direito pelo programa de Pós Graduação da Universidade de Brasília(2009) – Professor de Direito Constitucional e Administrativo no curso de Direito e de Proteção Internacional dos Direitos Humanos e Direito Internacional dos Conflitos Armados em Relações Internacionais no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Consultor Técnico do MEC/UNESCO em políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania e Consultor-Chefe da Endoxa Consultoria Acadêmica e Jurídica.
BSB
Rogério Galindo
Jornalista
Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná. Repórter e colunista da Gazeta do Povo, em Curitiba. Ganhador do Prêmio Esso, categoria regional Sul, em 2013, pela série de reportagens Crime sem castigo. Mestrando em Filosofia pela UFPR. Estuda John Ralws, liberalismo político e comunitarismo.
PR
Thiago Amparo
Direito constitucional – Políticas públicas e empresariais de diversidade e antidiscriminação
Professor da FGV Direito SP, ministrando cursos sobre políticas de diversidade e discriminação. É advogado, com bacharelado pela PUC-SP, possui mestrado em direitos humanos (LLM) pela Central European Universidade e está concluindo o doutorado na mesma universidade. Foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia – Atualmente, é consultor para o Banco Interamericano de Direitos Humanos (BIID) e para a Open Society Foundations, na questão de discriminação racial e por gênero. Foi secretário-adjunto de direitos humanos e cidadania na Prefeitura de São Paulo entre janeiro e maio de 2017.
SP
Edilza Correia Sotero
Ações afirmativas – Ensino superior – Identidades raciais – Organização política – Desigualdades – Políticas públicas
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2010) e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2015). Realizou Pós-Doutorado na Brown University (2015-2016).
SP
Mylene Pereira Ramos Seidl
Diversidade – Igualdade Racial – Direito Internacional do Trabalho – Mudança Social
Juíza do Trabalho em São Paulo e também diretora do Fórum Trabalhista – Mestre em direito pelas universidades Columbia (Nova York) e Stanford (Califórnia).
SP
Gabrieal Barretto de Sá
Teorias críticas do direito – História do direito – Direito e relações raciais – Diáspora africana na América Latina.
Doutoranda em Direito, área de concentração “Constituição e Democracia”, pela Universidade de Brasília. Mestra em Direito, área de concentração “Teoria, Filosofia e História do Direito”, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia onde atualmente integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Direito e coordena o Projeto de Extensão “Coletivo Luiz Gama: diálogos sobre direito e liberdade” – Atualmente desenvolve pesquisa sobre Direito à memória e comissões da verdade.
BA
Anna Maria Canavarro Benite
Química – Cultura e história africana no ensino de ciências – Ensino de ciências de matriz africana e da diáspora – Cibercultura na educação inclusiva – Políticas de ações afirmativas
Doutora e Mestre em Ciências e Licenciada em Química (UFRJ/ 2005). Professora Associada e Coordenadora do PIBID QUÍMICA da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI da UFG (2006) onde instituiu em 2009 o Coletivo CIATA- Grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências, cujas ações desenvolvidas renderam em 2013 – Diploma de Reconhecimento por ação cotidiana na luta pela defesa, promoção e proteção dos direitos humanos em Goiás; em 2014 – Honra ao Mérito pela Assessoria Especial para Direitos Humanos e Cidadania; 2016- Prêmio Mulher Combativa pela Câmara Municipal de Goiás. Representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Goiás. Ativista do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado. Membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR – Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).
GO
Katemari Diogo da Rosa
Formação de professores de física – Ensino de astronomia, física nas séries iniciais e discussões que envolvem as interseccionalidades de gênero, sexualidade, raça, etnia e status socioeconômico na construção e no ensino das ciências
Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Science Education pelo Teachers College e doutora em Science Education pela Columbia University. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia.
BA – PA – RS
Denise Alves Fungaro
Química – Zeólita – Tratamento de efluentes – Nanomaterial adsorvente de baixo custo – Reciclagem de produtos da combustão de carvão – Reciclagem de resíduos da biomassa
Graduada em Química pela Universidade de São Paulo (1983), mestre em Química pela Universidade de São Paulo (1987) e doutora em Química pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra, Portugal na área de eletroquímica aplicada ao Meio Ambiente. Atualmente é Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP).
SP
Ana Flávia Magalhães Pinto
História – Comunicação – Literatura e Educação – Lei n. 10.639/2003
Doutora e pós-doutora em História pela Unicamp (2014 e 2017), mestre em História pela UnB (2006); bacharel em Jornalismo pelo UniCEUB (2001); e licenciada em História pela Unip (2017). É professora adjunta da área de Teoria e Metodologia do Ensino de História do Departamento de História da UnB. – É atualmente coordenadora nacional do GT Emancipações e Pós-Abolição da Anpuh (2017-2019).
BSB
Márcia Maria Cruz
Jornalismo – Internet
Doutoranda pelo Programa de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social pela mesma universidade – atuou em organizações não-governamentais com questões relacionadas à Comunicação e Movimentos Sociais, com atenção para as questões relacionadas à mídia, criança e adolescente, direitos humanos e favelas. Foi presidente da ong Oficina de Imagens de 2008 a 2012. É autora do livro “Morro do Papagaio”, da coleção BH. A cidade de cada um.
MG
Abraão Gracco
Advogado da União – Direito Constitucional
Bacharel em Direito pela UNIFEMM (1998). Mestre em Direito Constitucional pela UFMG (2003). Doutor em Direito Constitucional pela UFMG (2008). Professor de Direito Constitucional. Pesquisador do Instituto Aaron Swartz. Integrante da Comissão Nacional de Organização do Movimento Cidadão Comum – MCC (2013) – O MCC é produto da continuidade institucionalizada das “Jornadas de Junho de 2013”, que constataram o esgotamento da atual forma de fazer política.
MG
Sil Bahia
Inovação Social e Tecnologia
Jornalista e Mestre em Cultura e Territorialidades UFF, diretora do Olabi, organização focada em inovação social e tecnologia – coordena a Pretalab, laboratório de tecnologia
RJ
Pablo Nunes
Políticas públicas de segurança – Juventudes e carreiras criminais – Relação entre mídia e violência – Sociabilidade nas redes sociais
Doutorando em Ciência Política e mestre em Ciências Sociais. Atualmente é coordenador de pesquisa do Observatório da Intervenção, iniciativa que acompanha e monitora a Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro. Também atua como pesquisador no Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), em pesquisas relacionadas a políticas públicas de segurança, juventudes e carreiras criminais, a relação entre mídia e violência, e sociabilidade nas redes sociais.
RJ
Jonis Freire
Escravidão e Mestiçagens – Sociedades Escravistas (XVIII e XIX) – Demografia e Economia da escravidão
Professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2000), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Franca (UNESP/2004), Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2009) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2014). Foi professor do Programa de Pós-graduação em História do Brasil (PPGHB) Universidade Salgado de Oliveira. É Pesquisador da Rede de Grupos de Pesquisa Escravidão e Mestiçagens.
RJ
Roquinaldo Amaral
Tráfico Negreiro – Diáspora Brasil x Gana – Memória Africana
Professor de Columbia – Doutor em Filosofia e História – Autor de Cross-cultural exchange in the Atlantic world : Angola and Brazil during the era of the slave trade.
RJ – EUA
Marcelo Conti
Antropologia da Saúde
Mestre em Antropologia do PPGA-UFF. Pesquisador do INCT\InEAC, Instituto de Estudos Comparados de Instituições de Administração de Conflitos . graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011)
RJ
Naiara Paula
Filosofia Africana – Cultura afrobrasileira – Filosofia – Literatura – Arte
Bacharel em filosofia pela UERJ, com trabalhos em teoria do conhecimento, estética e zen-budismo. Foi professora de filosofia na rede de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. É mestra em Crítica e História da Arte e doutoranda em Filosofia na linha de Estética e Filosofia da Arte, também pela UERJ. Estudou artes na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV-Parque Lage, no Rio de Janeiro e o desenvolvimento africano pela perspectiva feminina na Universidade Compluetense de Madrid, em Madrid.
Felipe da Silva Freitas
Juventude – Relações raciais – Políticas públicas – Polícia – Política criminal – Teoria do Estado – Participação política.
Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010) e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (2015) com concentração na área de Direito, Estado e Constituição na linha de Sociedade, Conflito e Movimentos Sociais. Atualmente é doutorando em direito pela UnB, onde desenvolve pesquisa sobre teoria social, segurança pública e controle da ação policial.
BSB
Marcia Lima
Mercado de trabalho – Relações raciais – Desigualdades sociais, raciais e de gênero – Educação – Políticas de ação afirmativa no ensino superior
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ (1994) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) – Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia, gestão 2015-2017.
RJ
Roberta Eliane Santos Froes
Engenharia metalúrgica e de materiais com ênfase em química analítica ambiental
Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Pós-doutorado em Química Analítica Ambiental pela UFMG. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Métodos Óticos de Análise, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de métodos analíticos empregando ICP OES, ICP-MS, GF AAS, HG AAS para a determinação de traços em amostras alimentícias e ambientais, análise exploratória e especiação.
MG
Joyce Alves Rocha
Biologia – Biotecnologia – Perspectiva socioambiental nos quilombos – etnobotânica e conhecimentos tradicionais
Professora de Biologia no ensino médio/técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ – Campus Paracambi, desde 2006, lecionando a disciplina Biologia I. Doutora em Ciências (2014) pelo Programa de doutorado multidisciplinar em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGMA-UERJ. – É mestre (2000) em Biotecnologia Vegetal pelo Programa em Biotecnologia Vegetal vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PBV-UFRJ) – tese: “Quilombo São José da Serra: o etnoconhecimento na perspectiva socioambiental” – Membro da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil CEVENB/OAB-RJ, desde agosto de 2017. Membro da Comissão de sustentabilidade do IFRJ/Paracambi; membro da Comissão de desfazimento do IFRJ/Paracambi e membro do Núcleo de Gênero e Diversidade IFRJ.
RJ
Ariana Martins de Britto
Economia da educação e do trabalho – Análise econômica de políticas públicas
Doutoranda em Economia pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Economia pela mesma universidade (2012) e economista pelo Instituto de Economia da Unicamp. Atualmente é professora assistente do Grupo Ibmec (RJ) e membro do Núcleo de Estudos em Educação (NEE) do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE).
RJ
Joel Luiz da Costa
Direito – Favela – Negritude – Tráfico – Alfabetização Comunitária
Advogado – Fundador, Coordenador e Responsável Jurídico do Núcleo Independente e Comunitário de Alfabetização – Jacarezinho.
RJ
Ricardo Aleixo
Poesia – Literatura – Artes – curador do Festival de Arte Negra – FAN
Poeta, músico, produtor cultural, artista plástico e editor. Autodidata, atua em diversas áreas, sobretudo nas poéticas experimentais com a voz – curador do Festival de Arte Negra – FAN. Coordena projetos como 30 Anos da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, Tricentenário de Zumbi e a Bienal Internacional de Poesia. Faz curadoria de diversas exposições, como Sebastião Nunes: 30 Anos de Guerrilha Cultural e Estética de Provocaçam – Seus poemas revelam forte afinidade com o movimento concretista e com a etnopoesia. Com visão crítica da realidade, Aleixo faz poesia social, mordaz, seca e irônica. Junta-se a isso seu trabalho de agitador cultural que leva a poesia à integração com outras formas de arte como o teatro, a música e a dança.
MG
Jane dos Santos Silva
Educação P’blica – Sociologia Urbana – História e filosofia afrodescendente – crianças e adolescentes em situação de risco e violência
Graduada em História pela Faculdade de Humanidades Pedro II e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Política Social e Trabalho da Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e doutora em Serviço Social na mesma Universidade (UERJ). Atualmente é docente, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO),no Departamento de Fundamentos da Educação da Escola de Educação.
RJ
Marcus Vinicius Cardoso Barbosa
Dívida Ativa – Direito Financeiro – Fazenda
Desde junho de 2013 é Procurador do Estado do Rio de Janeiro – Possui graduação em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), pós-graduação lato sensu em direito tributário pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (2011), mestrado em finanças públicas, tributação e desenvolvimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). É também diretor e membro-fundador da Sociedade Brasileira de Direito Tributário SBDT, membro da Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF e da International Fiscal Association IFA – Exerceu, aprovado por concurso público, o cargo de Procurador do Município de Nova Iguaçu (outubro/2006 a maio/2007), onde exerceu o cargo de Procurador-Chefe da Procuradoria Tributária e da Dívida Ativa do Município de Nova Iguaçu/RJ (novembro/2006 a maio/2007). Atuou como Procurador da Fazenda Nacional (maio/2007 a junho/2013), tendo exercido o cargo de Procurador Seccional da Fazenda Nacional em Nova Iguaçu (maio/2009 a agosto/2010)
RJ
Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000), Mestre (2002) e Doutora (2009) em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no curso de graduação em Engenharia de Alimentos e da Pós-graduacao em Ciencia e Tecnologia de Alimentos.
RJ
Ernesto Xavier
Artes – Framaturgia – Mobilização online
Ator, escritor, Jornalista idealizador do Projeto Senti na pele, para a denúncia dos casos de racismo que ocorrem no Brasil – Começou a trabalhar em comerciais para a TV em 1997 quando tinha 13 anos. Desde lá vem se dedicando a arte dramática. Estudou no Teatro O Tablado de 2004 à 2007 onde apresentou 4 peças.
Manoel Galdino
Ciência Política – Transparência Pública
Diretor Executivo da Transparência Brasil – Formado em economia e doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo. Cientista de dados, foi gerente de analytics e inovação em uma agência de marketing e data leader em uma multinacional no Brasil.
Bianca Santana
Educação – Mulheres – Identidade – Literatura
Doutora em ciência da informação pela na Universidade de São Paulo, com pesquisa a escrita autobiográfica de mulheres negras. Jornalista, mestra em educação. Consultora de projetos em instituições públicas e privadas nas temáticas de gênero, raça, relações raciais, escrita, educação, cultura digital. Com experiência docente no ensino superior e na educação básica.
Viviane Laprovitta
Comunicação – Produção Audiovisual – Fotografia
Graduada em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense (2016) – Mestranda em Cultura e Territorialidades (PPCULT) na UFF. Graduanda em Artes Visuais – Escultura na EBA- UFRJ.
Frederick Silva
Criptomoedas – Economia inteligente – Educação Financeira
CO-Founder / CEO F3 TECH – F3 Tech – uma empresa de investimentos acessíveis e educação financeira
que utiliza a tecnologia para facilitar a relação das pessoas e seu dinheiro.
Sabrina Martina
Rap – Poesia – Batalha – Arte – Favela
Mc Martina tem 19 anos e é moradora do Alemão. Idealizadora do Somos Mais, projeto que tem como objetivo mostrar um outro ponto de vista sobre pessoas em situação de rua de dentro e em entorno das favelas do RJ. Também integra o Coletivo #Movimentos: Drogas, Juventude e Favela, uma iniciativa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC/UCAM) que reúne jovens de diferentes favelas do Rio de Janeiro para discutir a atual política de drogas. Atualmente trabalha como Inovadora Social no Instituto de Tecnologias Sociais e Digitais- Precisa Ser.
RJ
Gabriel Sampaio
Direitos Humanos – Política Criminal e Penitenciária
É mestre em Direito Processual Penal pela PUC/SP. Especialista em Ciências Criminais pela UNISUL/LFG. Cursou Direitos Fundamentais pelo IGC-Coimbra/IBCCRIM. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (2014-2016). Diretor Nacional do Projeto Pensando o Direito (2014-2016). Conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2014-2016) e Conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2016-2017).
BSB
Enderson Araújo
Comunicação Popular – Mobilização – Engajamento
Lidera um grupo de jovens que criou o Mídia Periférica, uma plataforma de comunicação que ajuda a promover a cidadania – É hoje uma plataforma composta de programa de rádio (Radiação Favela), um blog, páginas no twitter e no instagram – Foi indicado para compor o Conselho da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) – Criou a campanha #TinhaQueSerPreto, retratando afrobrasileiros que se notabilizaram em diversos campos.
BA
Tatiana Dias da Silva
Políticas públicas – Igualdade racial – Trabalho – Gestão pública
Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília. Técnica de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea, tem graduação e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2003) – Técnica Responsável pelo Estatuto da Igualdade Racial.
Ana Carolina Querino
MUlheres – Ciência Política – Trabalho Doméstico – Pobreza
Gerente de Programas da ONU Mulheres – Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília(2002). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política.
BSB
Daniel Brunet
Jornalismo – Saúde
Jornalista. Pós-graduado em Análise de Políticas Públicas, pelo Instituto de Economia da UFRJ, foi finalista do Prêmio Embratel com a série “Crise na saúde”, que revelou que 8,6 pessoas morrem, por dia, nas CTIs da rede estadual.
RJ
Fredson Oliveira
Direitos Humanos LGBT – Trabalhadores Rurais – Movimentos sociais – Teoria crítica – Ações afirmativas – Teoria Crítica da Raça – Políticas públicas – Controle social.
Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2007-2012), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (2013-2015), Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017- ). Integrou a Caravana da Integração, projeto de extensão que percorreu os nove países de língua espanhola da América do Sul, organizada pela Iniciativa UFBA Latina – INULAT (2010) e registrada no filme “Tempo da travessia”- associado da Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia – AATR (desde 2010). Foi assessor técnico da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia (2012/2013).
RJ
José Renato Baptista
Educação Especial – Surdos – Vodu Haitiano
Professor do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU-INES), Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro – tese de doutoramento “Sè tou melanje: uma etnografia sobre o universo social do Vodu Haitiano” – Foco na antropologia das religiões afro-americanas em perspectiva comparada, notadamente o Haiti e o Brasil e as interfaces do universo das religiões com domínio da antropologia econômica, examinando aspectos variados que passam pela moralidade das trocas, os mercados e o dinheiro.
RJ
Natália Paiva
Transparência – Corrupção
Jornalista, Ex Diretora da Transparência Brasil – MBA graduate from IE Business School, in Madrid; Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
SP
Fabio dos Santos Gonçalves
Diversidade – Lei 10.639/03 – Educação Inclusiva – Família
Advogado e professor público municipal, formado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas, e Licenciado em História pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Direito Processual Civel, pela Faculdade do Alto da Lapa – FAEL. Doutorando em Epistemologia e História da Ciência pela Universidad Nacional de Tres de Febrero – UNTREF – Buenos Aires-AR – Foi Secretário de Planejamento e Gestão do Município de Arroio do Padre, e Assessor Especial da Secretaria de Projetos Especiais em Pelotas – Preside o Conselho Municipal para a Participação e o Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas.
RS
Lia Manso
Direito Educacional – Direito de Família – Advocacia Popular
Graduada em Direito, Pós-graduada em Direito Processual. Mestra em Direitos Humanos e Inovações pela Universidade Federal de Juiz de Fora – Membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB subseção Juiz de Fora – MG. Integra o Coletivo PretAção. Foi responsável suplente pelo Grupo de Trabalhos Nacional de Mulheres do Movimento Negro Unificado. Foi membro do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Gabriel Pimenta (NAJUP – GP) como militante e advogada popular – assistente e consultora do projeto Mulheres Negras Fortalecidas na Luta Contra o Racismo e o Sexismo da Criola.
MG – RJ
Marina Marçal
Direito do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Civil com pesquisas em Direito Ambiental e Direito Urbanístico – território, identidade, saúde do trabalhador, gênero e relações étnico-raciai – campo.
Mestranda em Sociologia e Direito pela UFF (2017). Mestranda em Relações Étnico-raciais pelo CEFET-RJ (2016). Integrante do Grupo de Pesquisa Racismo e Discurso do CEFET-RJ (2016-2017). Integrante do Grupo de Pesquisa EcoSocial da Universidade Federal Fluminense (2012-2013 / 2017). Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2015-2016). Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2013) – Pesquisadora do Projeto Vidas Paralelas – Populações do Campo em parceria da Fundação Oswaldo Cruz com a Universidade Nacional de Brasília (2013). Bolsista de Extensão do Projeto Centro de Assistência Jurídica da Universidade Federal Fluminense – CAJUFF Amazônia em Parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará e a Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná – PA (2012). Membro da Comissão OAB Mulher RJ (2015-2017) e OAB Jovem RJ (2016-2017).
RJ
Edinaldo Junior
Direito Internacional – Sistema Interamericano de Direitos Humanos
Mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direitos Humanos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. Professor de Direitos Humanos e Políticas Raciais da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Foi membro da Comissão de Direitos Humanos da AMB (2008-2010; 2014-2016). Membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura – CNPCT (2014-2016). Foi o 1º estagiário brasileiro perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos em San José da Costa Rica (2001 – 2002) – Dissertação: O sistema interamericano de direitos humanos: a garantia do juiz independente, imparcial e pré-constituído e seus reflexos no direito brasileiro.
SE
Gabriela Moura
Comunicação Digital com viés étnico racial e de gênero
Relações Públicas – Comunicação Corporativa – Marketing de conteúdo voltado para a diversidade étnico racial e de gênero – especialização em sociopsicologia – – coautora do livro “Meu Amigo Secreto: Feminismo Além das Redes” – Fundadora da Idánimo – Consultoria de comunicação que trabalha a imagem e o posicionamento de clientes para que sua comunicação seja mais diversa, mais inteligente e mais relevante no mercado.
SP
Felipe Silva
Publicidade – Meritocracia
Redator da Agência África – Professor do Curso curso sobre representatividade e diversidade da ESPM.
SP
Cristiane Vergilio
Ecotoxicologia – Contaminação ambiental – Poluição
Mestre em Biociências e Biotecnologia e Doutora em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2013) – Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo Campus Alegre na área de Morfologia (Anatomia / Histologia / Embriologia). Desenvolve projetos nas área de Ecotoxicologia, Histologia, Anatomia e Biologia Celular, visando o estudo da contaminação ambiental utilizando organismos bioindicadores (Ceriodaphinia dubia, Daphinia similis e Danio rerio). Também estuda os efeitos da exposição aos poluentes ambientais em diferentes órgãos de peixes e em alvos intracelulares utilizando cultura de células, empregando técnicas de histologia, bioquímica, microscopia óptica e microscopia eletrônica – Foi da primeira turma da política de cotas raciais da UENF
Gina Vieira Ponte
Educação para a igualdade étnico-racial e de gênero
Professora de Português em Ceilância. Pós-graduada pela Universidade de Brasília (UnB) em Educação a Distância (2009), Desenvolvimento Humano e Inclusão Escolar (2011), Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais (2015). Atua como professora de educação básica na SEEDF desde 1991. É autora e executora do “Projeto Mulheres Inspiradoras”, que a rendeu prêmios como o Professores do Brasil, do Ministério da Educação, e o Ibero-Americano de Educação, do qual participaram representantes de 17 países. Agora, Gina lidera um projeto para capacitar professores e replicar o trabalho em outras 15 escolas em Brasília. – É defensora da educação para a igualdade étnico-racial e de gênero e concebe a educação como instrumento de fortalecimento da democracia e para a transformação social.
BSB
Cristiane Sobral
Artes – Estéticas nos teatros negros brasileiros
Atriz, escritora e poeta brasileira. Estudou teatro no SESC do Rio de Janeiro, em 1989. No ano seguinte mudou-se para Brasília, onde montou a peça Acorda Brasil. Atuou no curta-metragem A dança da Espera, de André Luís Nascimento, e em diversos espetáculos teatrais. Estreou na literatura em 2000, publicando textos nos Cadernos Negros. Foi crítica teatral da revista Tablado, de Brasília. Mestre em Artes (UnB) com pesquisa sobre as estéticas nos teatros negros brasileiros. Membro do Sindicato dos Escritores do DF. Foi a primeira atriz negra graduada em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília.
BSB
Lu Brasil
Cultura Periférica
Trabalha no Caxias Cultura Digital – Agente cultural no Coletivo VOZ Urbana.
RJ
Jota Marques
Educação Popular – Literatura
Educador Popular, Escritor Periférico e Coordenador da instituição ‘Agência Cidade de Deus de Desenvolvimento Local’.
RJ
Priscilla Menezes
Direito Empresarial – Direito Autoral – Propriedade Industrial – Inovação e Direito – Entretenimento
Aos 19 anos fundou um pré vestibular comunitário com o irmão. Lá lecionava História Geral e Inglês. Professora voluntária do Curso preparatório para carreiras jurídicas Justiça Negra – Doutoranda em Direito da Empresa e Atividades Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2016 – em andamento) Mestre em Direito da Empresa e Atividades Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2012-2014). Pós graduada em Direito Empresarial pela Universidade Cândido Mendes – UCAM Centro (2010-2011) – Professora de Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ (desde 2014). Professora de Direito na pós graduação lato sensu da Fundação CEPERJ (2014 a 2015). Professora Assistente I de Direito da Escola Superior de Propaganda e Marketing – Rio de Janeiro – ESPM/RJ.
Gabriel F. Marinho
Cinema – Propaganda Política
Diretor e Roteirista – Autor do Documentário O Prólogo – Com entrevistas e imagens de arquivo, o documentário aborda as propagandas políticas que eram veiculadas no cinema e na televisão brasileira na década de 1960, principalmente nas telonas, em formato de curtas-metragem, enquanto a TV não se popularizava. Um retrato de como as verdades podem ser manipuladas sem contar mentiras.
Negrita Karine
Moda Afro – Empreendedorismo
Modelo e estilista na empresa Confecção Negrita Modas.
RJ
Carolina Câmara Pires dos Santos
Direito à moradia – Lei 10.639/2003 – Ensino superior – Ações afirmativas
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD-UFF). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio (2013). Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidade, Direito e Democracia (SDD-UFF). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Anastácia Bantu – UFF. Educadora social voluntária no Grupo MOVIMENTO 205.
Vilma da Conceição Pinto
Economia, com ênfase em Gasto Público, Tributação e Política Fiscal no Brasil – Índice de Preços ao Produtor (IPP) e Programa de Comparação Internacional de Preços
Mestrado em Economia pela Escola Brasileira de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/EPGE). Possui graduação em Ciência Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é Pesquisadora da área de Política Fiscal da Fundação Getúlio Vargas – Técnica em Análises Econômicas da FGV/IBRE, com especialização em Finanças Públicas. Integrante do Núcleo de Economia do Setor Público da FGV/IBRE. Atuou no IBGE, colaborando na produção de estatísticas do Instituto – Índice de Preços ao Produtor (IPP) e Programa de Comparação Internacional de Preços.
RJ
Janete Santos Ribeiro
Educação – Educação de Jovens e Adultos – Educação Pública
Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É Bacharelada e Licenciada em História pela mesma universidade (1995). Possui especialização em Educação com aplicação da Informática (UERJ-EDAI). Foi diretora adjunta da Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Lage, ligada à Rede FAETEC e docente do Colégio Brigadeiro Newton Braga. Atualmente leciona na Educação de Jovens e Adultos – EJA no ISERJ-Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e é pesquisadora associada ao Grupo Intelectuais Negras – GIN da UFRJ.
RJ
Deusdeth do Nascimento
Medicina de reabilitação – Coluna – Traumas – Ortopedia
Presidente da ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação) – Considerado um dos maiores cirurgiões de coluna do país – Dirigiu o INTO, Hospital de Traumato-Ortopedia, nos anos de 2001 e 2002. Também criou o Centro Especializado de Coluna Vertebral (CECOL) e trabalha em diversos hospitais do Estado do Rio de Janeiro.
RJ
Ivan Sant’anna
Neurocirurgia
Formado na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, atual UniRio. Atende no Hospital Federal do Andaraí e Miguel Couto.
RJ
Thais Pinhata de Souza
Filosofia do direito – Direito penal – Direito agrário
Mestre em Direito da Universidade de São Paulo (2016). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2012).
RJ
Mércia Cardoso de Souza
Política Social e Serviços Sociais – Direito Internacional Público – Tráfico de Pessoas e Trabalho Forçado/Escravo, Minorias – Organizações Internacionais – Organização das Nações Unidas
Doutora em Direito pela Universidade de Fortaleza (2016), com estágio pré-doutoral no Departamento de Estudios Internacionales- Universidad Loyola Andalucía, Sevilla, Espanha (2015-2016). Mestra em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (bolsa CAPES, 2012). Scholarship na University of Zurich, Suíça (2016) – Professora no curso de Pós-Graduação lato sensu em Políticas Públicas e Seguridade Social da Faculdade Cearense (2017), na disciplina Direitos Sociais e Cidadania. Auxiliar Judiciária (TJCE), lotada na ESMEC, onde atua como Editora-Adjunta da Themis.
CE
Livia Sant Anna Vaz
Direito Público, especialmente Direito Constitucional e Direitos Fundamentais – LGBT – Racismo – Mulheres
Promotora de justiça no Ministério Público do Estado da Bahia – Bacharela em Comunicação Social – Relações Públicas, pela Universidade do Estado da Bahia (2005) e em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2003). Mestra em Direito Público, pela Universidade Federal da Bahia (2006). Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e doutoranda em Direito pela Universidade de Paris I – Sorbonne – Atualmente é coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (GEDHDIS/MP-BA) e do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (GEDEM/MP-BA) – Integra o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural, da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público. Integra a Comissão Permanente de Direitos Humanos, do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça.
BA
Zélia Amador de Deus
Cultura – Arte – Teatro – Literatura – Educação – Diáspora.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1974), curso de formação de ator (1974), mestrado em Estudo Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2008). É Professora da Universidade Federal do Pará desde 1978, na qual ministra, além de outras disciplinas: História da Arte; História e Teoria do Teatro; Estética. É Atriz e Diretora de Teatro – Ativista do movimento Negro, co-fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA – (1980). Membro do Grupo Interministerial de Valorização da População Negra -GTI – (1996 a 2001). Coordenadora do Núcleo de Arte da UFPA (1997a 2001). Implantou e coordenou o Programa de Ação Afirmativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2001 a 2003). Membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros – CADARA. Co-fundadora do Grupo de Estudos Afroamazônico da UFPA (2003).
PA
Luciano Goes
Sistema Penal – Presídios Femininos –
Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2015) e graduado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2012) – Professor de Direitos Humanos e Direito Penal do curso Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal, do Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial, Subseção de São José/SC, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Santa Catarina (OAB/SC) e secretário da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Santa Catarina (OAB/SC).
SC
Ivone Ferreira Caetano
Direito – Vara da Infância da Juventude e do Idoso
Desembargadora – primeira mulher negra a ocupar o cargo no RJ. Foi também a primeira juíza negra do Rio.
RJ
Djamila Ribeiro
Filosofia Política, com ênfase em teoria feminista – Relações raciais e de gênero – Feminismo
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – campus Guarulh (2012). Mestre pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia Política, com ênfase em teoria feminista, atuando principalmente nos seguintes temas: , relações raciais e de gênero e feminismo. Autora do livro Lugar de Fala.
SP
Published by Google Sheets–Denunciar abuso–5Atualizado automatica