Levantamento foi feito por grupo da Candido Mendes. Nesta segunda, ação aconteceu em São Gonçalo
RIO – A intervenção federal no Rio completou oito meses. Neste período, segundo o Observatório da Intervenção, do Centro de Estudos Segurança e Cidadania da Candido Mendes, as equipes realizaram 535 operações no estado e apreenderam 617 armas — pouco mais que uma por ação.
O grupo também fez um balanço do número de agentes mortos: 74, entre policiais e militares. Ainda de acordo com o levantamento, 40,5% dos casos foram latrocínio (roubo seguido de morte), em 27%, as vítimas estavam em serviço (em confrontos ou por ataques de criminosos) e 16,2% por execução (brigas, vinganças e envolvimento com o mundo do crime).
As operações no estado, ainda segundo o Observatório, envolveram 193 mil agentes. Ao todo, 172 pessoas morreram durante confrontos com os militares.
OPERAÇÃO NO SALGUEIRO
Na manhã desta segunda-feira, as Forças Armadas e a Polícia Federal deflagraram uma operação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. As equipes fizeram um cerco na área e realizaram revistas seletivas de pessoas e veículos. O Comando Conjunto informou que a ação na comunidade segue por tempo indeterminado.
Foram empregados 1070 militares e 30 policiais federais, com apoio de blindados e aeronaves. O Comando Conjunto alertou para a possível interdição de ruas e o controle do espaço aéreo. Não houve interferência nos serviços dos aeroportos.
Segundo o Comando Militar do Leste (CML), até as 17h30m desta segunda-feira, quatro suspeitos haviam sido presos e outros três morrido ao trocar tiros com militares. As equipes realizaram 282 revistas e conseguiram apreender dois fuzis.