Humanização do atendimento é principal marca da 24ª DP
O delegado Ricardo Teixeira e sua equipe representam um padrão de qualidade no atendimento policial do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (08/02), a 24ª DP (Piedade) recebeu os prêmios de melhor delegacia da região metropolitana carioca e segunda do Brasil. A pesquisa, realizada pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Cândido Mendes, avaliou os quesitos orientação à comunidade, transparência e prestação de contas, condições materiais, tratamento igualitário ao público e condições de detenção.
Tabela a
Para Teixeira um gesto mínimo tem enorme representatividade no contato dos policiais com as pessoas que pedem seu auxílio. Ele afirma que conscientiza os funcionários a prestarem o atendimento como eles mesmos gostariam de recebê-lo.
– O cidadão chega mal e também precisa de apoio humano. Normalmente, acabaram de ser tratados como objeto pelo bandido. O socorro psicológico é importante – disse Ricardo.
A chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Segurança, Elizabeth Cayres, representou o secretário José Mariano Beltrame na cerimônia ocorrida no auditório Marquês de Paraná, no Centro. Ela destacou a necessidade do Estado de ouvir os demais setores e a saber qual é a visão da sociedade sobre as organizações.
– Precisamos nos aprimorar e não vamos conseguir sozinhos. Temos que absorver os estudos acadêmicos. Só assim vamos melhorar nosso atendimento. A Polícia Civil é premiada com uma constância satisfatória. Recentemente, a 5ª DP (Mem de Sá) alcançou a qualificação ISSO 9001, uma vitória para todos nós – ressaltou Cayres.
A coordenadora do CESeC, socióloga Julita Lengruber, se comprometeu a repassar os dados detalhados da pesquisa aos órgãos públicos.
Pesquisa analisou delegacias do mundo inteiro
O projeto mundial “Semana de visitas a delegacias de polícia”, da ONG holandesa Altus, promotora de ações nas áreas de segurança pública e justiça criminal, levou 1437 pessoas a 470 unidades distribuídas em 104 cidades de 23 países. Elas preencheram um formulário e deram a cada quesito uma qualificação que vai de ‘totalmente inadequado’ a ‘excelente’. No dia 5 de junho, os portadores dos cincos desempenhos mais altos do planeta vão ser premiados em Haia, na Holanda. Entre estes, o 9° DP (Carandiru/SP).
No Brasil, entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro, 175 pessoas visitaram 109 delegacias em São Paulo, Brasília, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A eleição nacional apontou o distrito do Carandiru como o mais preparado. Em seguida, vêm a 24ª DP (Piedade) e o 30° DP (Água Fria/SP). No Rio, as delegacias policiais de Belford Roxo (54ª) e Praça da Bandeira (18ª) também receberam homenagem. As melhores notas estão nos quesitos orientação para a comunidade e condições materiais. Os problemas mais sérios foram detectados na transparência e prestação de contas e nas condições de detenção (veja quadro).
Tabela b