CESeC dá voz a parentes de vítimas de chacinas

A pesquisadora Barbara Musumeci Soares, do CESeC, informa aos navegantes:

“O Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Candido Mendes e o Núcleo de Estudos para a Paz (NEP) -Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra) formam, no dia 23 de novembro, sexta feira, às 16h, a primeira turma de Promotoras Legais Populares composta por familiares de vítimas de chacinas, no Rio de janeiro. O evento será na Universidade Cândido Mendes, na Rua da Assembléia 10, 42º andar – Centro.

O curso, que teve início em julho de 2007 e a duração de 56 horas, é parte do Projeto de Apoio a Familiares de Vitimas de Chacinas, desenvolvidos pelas duas universidades, com o apoio da Fundação Ford.

O projeto, resumidamente, envolve a formação de um espaço coletivo, através de encontros mensais de apoio psico-social; a capacitação dos(as) familiares, através do curso de PLPs; a criação de redes de atendimento psicanalítico e de apoio jurídico, além da produção de um livro de autoria coletiva e de um documentário realizado em parceria com o “Cinema Nosso”.

O propósito do trabalho é ampliar o leque de recursos disponíveis, promovendo o acesso à informação e o fortalecimento psíquico e social, tanto individualmente quanto em conjunto. O que se busca é reforçar as iniciativas coletivas, contribuindo assim para aumentar a força e a autonomia dos diversos grupos e movimentos de familiares que há muito se mobilizam em torno da busca por Justiça.”

Parabéns ao CESeC por dar voz a vítimas da violência no Rio.

Visualizar matéria

versao para impressão

Mais Reportagens