Livros radiografam atuação policial no Rio

Dois títulos com lançamento simultâneo mostram a dinâmica de contato entre cidadãos e policiais e o impacto da presença de mulheres no efetivo policial.

Agência Carta Maior

 

Esta segunda-feira, 19 de setembro, será marcada pelo lançamento de dois livros da Coleção Segurança e Cidadania da Editora Civilização Brasileira que mostram facetas interessantes da atuação policial nestes dias de violência exacerbada em grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo. Elemento Suspeito: Abordagem Policial e Discriminação, de Silvia Ramos e Leonarda Musumeci, e Mulheres Policiais: Presença Feminina na Polícia Militar do Rio de Janeiro, de Barbara Musumeci Soares e Leonarda Musumeci são os títulos lançados, a partir das 19 horas, no Museu da República (Rua do Catete, 153 – Rio de Janeiro).

Elemento Suspeito: Abordagem Policial e Discriminação disseca as dinâmicas de contatos cotidianos entre cidadãos e policiais nas ruas do Rio de Janeiro e identifica os estereótipos sociais e raciais que predominam na prática das abordagens. Pontuado com referências musicais, o livro escuta jovens de áreas populares e das classes médias e revela suas experiências, impressões e expectativas em relação à polícia. Silvia Ramos, uma das autoras, é cientista social e coordenadora da área de minorias e movimentos sociais no CESeC. Leonarda Musumeci é economista e antropóloga, professora do Instituto de Economia da UFRJ e coordenadora de área de violência e criminalidade do CESeC.

Mulheres Policiais revela o impacto da presença de mulheres no efetivo das polícias militares brasileiras, em particular no Rio de Janeiro, do ponto de vista da organização interna das corporações e da ótica das relações entre a polícia e a população. As autoras analisam atentamente os principais problemas da segurança pública, como corrupção, truculência e ineficiência, associando cada item às especificidades de gênero, configurando assim um painel inédito, uma radiografia crítica da PM a partir do olhar feminino, densa e rica em informações que podem fundamentar políticas públicas. Bárbara Musumeci Soares é doutora em Sociologia, pelo IUPERJ, foi Subsecretária de Segurança da Mulher, no Rio de Janeiro e coordena a área de Segurança e Gênero, do CESeC.

Haverá apresentação dos grupos Makala e Afro Mangue do Grupo Cultural Afro Reggae no dia do lançamento.

versao para impressão

Mais Reportagens