Mulheres policiais nas UPPs: experiências e representações

Foto: Agnaldo Santana | A força das mulheres policiais das UPPs. UPPRJ 

Objetivo geral

Investigação das condições de incorporação das mulheres aos efetivos das UPPs e das percepções sobre papéis de gênero associadas à atuação cotidiana de policiais homens e mulheres, em particular às suas relações com os moradores.

Objetivos específicos

A pesquisa trata das repercussões da presença de mulheres nas Unidades de Polícia Pacificadora e das representações sobre as práticas policiais dessas unidades, com base nas visões masculinas e femininas sobre os papéis de gênero. Seus objetivos específicos são conhecer:

a) o perfil das policiais femininas das UPPs e a distribuição de postos e funções entre as mulheres;

b) as resistências e os apoios à presença feminina nos quadros da UPP, nos diversos escalões da PM;

c) as percepções de policiais de ambos os sexos sobre os papéis de gênero nas UPPs e a forma como essas percepções se articulam aos modelos antagônicos de policiamento que ainda coexistem na PM;

d) as especificidades dos trabalhos realizados pelo contingente feminino nas UPPs, suas vulnerabilidades e eventuais demandas;

e) as representações das policiais femininas sobre a receptividade da população nas comunidades onde atuam.

Atividades

Em 2013:

  • Pesquisa qualitativa, envolvendo a realização de entrevistas, grupos focais e observação participante com policiais que atuam nas favelas com UPPs.
  • Publicação: UPPs, uma polícia de que gênero? Rio de Janeiro, CESeC, dezembro.

Em 2014:

  • Estratificação por gênero da amostra do survey UPPs: O que pensam os policiais“, realizado pelo CESeC desde 2010. O objetivo foi coletar dados representativos do contingente feminino das UPPs, de modo a traçar o perfil das mulheres policiais lotadas nessas unidades, suas condições de trabalho e suas expectativas em relação ao programa.
  • Levantamento de matérias e artigos visando a captar as formas como a mídia impressa vem retratando e avaliando a participação feminina nas UPPs. Foram coletadas e analisadas todas as publicações sobre o tema nos principais jornais do Rio de Janeiro desde o início do programa, em 2008, até o final de 2013.

Em 2015:

  • Análise dos dados do survey
  • Produção de relatório sobre mulheres nas UPPs

Produtos

Mais Projetos