Objetivo geral
Monitorar e avaliar a implantação da 1ª Companhia de Policiamento de Proximidade, inaugurada em 24 de fevereiro de 2015 na circunscrição do 6º Batalhão da Polícia Militar (região da Tijuca), na cidade do Rio de Janeiro, para subsidiar a PMERJ com informações que permitam a consolidação das práticas bem sucedidas e a correção dos problemas identificados.
Objetivos específicos
A avaliação se deu em torno de três eixo principais:
- Gestão policial
- Diminuição da criminalidade
- Percepções da população
Com os seguintes objetivos específicos:
- Descrever as rotinas de funcionamento do novo sistema de policiamento, aferir a funcionalidade dos instrumentos de avaliação aplicados cotidianamente, identificar as eventuais fragilidades do sistema de diagnóstico-planejamento-avaliação-correção e conhecer as visões dos policiais da 1ª CIPP sobre os diversos aspectos concernentes às funções por eles desempenhadas.
- Acompanhar o comportamento dos indicadores de criminalidade, violência e conflitualidade nas áreas contempladas pela CIPP, buscando avaliar os impactos do policiamento de proximidade nesses.
- Avaliar a receptividade da população ao projeto de policiamento de proximidade, identificando suas demandas e sugestões.
Metodologia
- Entrevistas abertas, semiestruturadas, com os gestores da CIPP.
- Observação de campo, consistindo em acompanhamento das atividades dos policiais da CIPP desde os primeiros momentos de sua formação.
- Análise de fontes secundárias, como documentos, formulários e estatísticas criminais.
- Aplicação de questionários aos policiais da CIPP em diferentes momentos da implantação do projeto.
- Pesquisa de ponto de fluxo com a população residente e flutuante em áreas-chave na circunscrição da CIPP.
Equipe
Silvia Ramos (coordenadora)
Barbara M. Mourão
Alberto Alvadia Filho
Ursula Dalcomo
Pablo Nunes
Parceria
Pesquisa em ponto de fluxo com moradores e frequentadores da área realizada pela Exata Pesquisas e Eventos
- Coordenação: Sonia Nunes
Custos
O monitoramento não gerou nenhum ônus financeiro para a Polícia Militar, tendo sido integralmente realizado com recursos institucionais do CESeC, oriundos de doação da Open Society Foundations e da Fundação Ford.