Mediação de conflitos nas UPPs

APRESENTAÇÃO

Na terceira rodada do survey UPPs: o que pensam os policiais“, realizada desde 2010 pelo CESeC, inseriu-se uma seção específica sobre mediação de conflitos, com o objetivo de explorar os impactos do Programa de Mediação implantado nas UPPs e, particularmente, de avaliar em que medida ele está cumprindo na prática o seu duplo papel de ajudar a alcançar soluções consensuais para conflitos nas favelas e ao mesmo tempo disseminar e consolidar a filosofia de policiamento comunitário entre os policiais de UPP.

DESENVOLVIMENTO

Paralelamente, elaborou-se um diagnóstico qualitativo do Programa de Mediação, com base em entrevistas, grupos focais e observações de campo. Esse diagnóstico foi publicado  numa brochura, sob o título Mediação de conflitos nas UPPs: Sistematização de uma escuta, e amplamente distribuído entre mediadores brasileiros e estrangeiros em seminários organizados por tribunais; foi apresentado também à Secretaria de Segurança, aos comandantes das Polícias Civil e Militar, e ao Ministério Público, um dos mentores do Programa.

Em 2014, o CESeC estabeleceu uma parceria com a organização Mediare, a mais importante instituição privada de treinamento e qualificação de mediadores no Brasil, com o objetivo de desenhar um projeto de apoio e supervisão para os policiais mediadores da UPP, que seria desenvolvido no ano de 2015. Mas a alocação desses policiais em outras atividades fez com que essa parceria não pudesse se concretizar.

Produtos

Mais Projetos