Foto: Agnaldo Santana | A força das mulheres policiais das UPPs. UPPRJ
Objetivo geral
Investigação das condições de incorporação das mulheres aos efetivos das UPPs e das percepções sobre papéis de gênero associadas à atuação cotidiana de policiais homens e mulheres, em particular às suas relações com os moradores.
Objetivos específicos
A pesquisa trata das repercussões da presença de mulheres nas Unidades de Polícia Pacificadora e das representações sobre as práticas policiais dessas unidades, com base nas visões masculinas e femininas sobre os papéis de gênero. Seus objetivos específicos são conhecer:
a) o perfil das policiais femininas das UPPs e a distribuição de postos e funções entre as mulheres;
b) as resistências e os apoios à presença feminina nos quadros da UPP, nos diversos escalões da PM;
c) as percepções de policiais de ambos os sexos sobre os papéis de gênero nas UPPs e a forma como essas percepções se articulam aos modelos antagônicos de policiamento que ainda coexistem na PM;
d) as especificidades dos trabalhos realizados pelo contingente feminino nas UPPs, suas vulnerabilidades e eventuais demandas;
e) as representações das policiais femininas sobre a receptividade da população nas comunidades onde atuam.
Atividades
Em 2013:
- Pesquisa qualitativa, envolvendo a realização de entrevistas, grupos focais e observação participante com policiais que atuam nas favelas com UPPs.
- Publicação: UPPs, uma polícia de que gênero? Rio de Janeiro, CESeC, dezembro.
Em 2014:
- Estratificação por gênero da amostra do survey “UPPs: O que pensam os policiais“, realizado pelo CESeC desde 2010. O objetivo foi coletar dados representativos do contingente feminino das UPPs, de modo a traçar o perfil das mulheres policiais lotadas nessas unidades, suas condições de trabalho e suas expectativas em relação ao programa.
- Levantamento de matérias e artigos visando a captar as formas como a mídia impressa vem retratando e avaliando a participação feminina nas UPPs. Foram coletadas e analisadas todas as publicações sobre o tema nos principais jornais do Rio de Janeiro desde o início do programa, em 2008, até o final de 2013.
Em 2015:
- Análise dos dados do survey
- Produção de relatório sobre mulheres nas UPPs
Produtos
- UPPs, uma polícia de que gênero? Rio de Janeiro: CESeC, dezembro de 2013.
- A face feminina das UPPs. Boletim CESeC , n. 18, novembro de 2015.