Número de delegacias visitadas em 2010 no Brasil, por UF
A pesquisa
A Semana de Visitas a Delegacias de Polícia é uma pesquisa-intervenção que tem como objetivo avaliar a qualidade do serviço prestado pelas delegacias da Polícia Civil, com base em observações feitas por cidadãos comuns. O projeto é realizado anualmente desde 2006 e coordenado pela Altus – Aliança Global, uma ONG internacional que reúne instituições de pesquisa de seis países (Brasil, Chile, EUA, Índia, Nigéria e Rússia) voltadas para os temas da violência e da segurança. O CESeC é o representante da Altus e o organizador da Semana de Visitas no Brasil.
Utilizando um formulário-padrão, equipes supervisionadas de cidadãos percorrem as delegacias e, após a visita, cada um dos participantes atribui notas de zero a cinco aos seguintes aspectos do funcionamento da unidade: (1) orientação para a comunidade; (2) condições materiais; (3) tratamento igualitário da população; (4) transparência e prestação de contas e (5) condições de detenção.
Os resultados agregados dessas avaliações servem não só para premiar as delegacias mais bem colocadas – em nível local, nacional, continental e mundial – mas também para uma discussão com os delegados titulares de todas as unidades acerca dos problemas detectados e das possíveis iniciativas para superá-los.
Na IV Semana foram visitadas 172 delegacias de polícia de oito estados brasileiros, no período de 18 a 24 de outubro de 2010: PA, CE, PE, GO, MG, RJ, SP e RS. Além de expor os resultados dessas visitas, o relatório os compara aos da Semana de 2009 e destaca transformações ocorridas em algumas delegacias a partir de workshops com delegados e outros funcionários da Polícia Civil realizados em diferentes Unidades da Federação.
Parcerias no Brasil em 2010
- Belém: Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Belo Horizonte: Centro de Estudos sobre Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Brasília: Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (Nevis) da Universidade de Brasília
- Fortaleza: Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Porto Alegre: Instituto de Acesso à Justiça (IAJ); Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (Gpesc) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
- Recife: Núcleo de Estudos em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança (Neps) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Rio de Janeiro: Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- São Paulo: Instituto Sou da Paz e Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP)