Melhor delegacia do Recife em 2012: 11ª DP – Afogados
A Semana de Visitas a Delegacias de Polícia é uma pesquisa-ação, coordenada pela Altus Aliança Global e realizada simultaneamente em diversos países, que tem como objetivos: (a) coletar informações sobre a qualidade do serviço oferecido aos cidadãos pela polícia; (b) permitir que membros das comunidades atendidas pelas delegacias conheçam tais unidades e o trabalho que os policiais realizam em sua rotina diária; (c) informar à polícia o que os cidadãos pensam dos serviços oferecidos e, com isso, subsidiar o desenvolvimento de ações para melhorá-los; (d) comparar a qualidade do atendimento entre diferentes localidades de um mesmo país e entre distintos países; (e) aumentar a visibilidade das boas práticas desenvolvidas por delegacias de polícia, que possam ser replicadas; (e) conceder prêmios às unidades com as melhores avaliações em cada região e em cada país.
A principal diferença entre a avaliação realizada anualmente pela Altus e outros tipos de avaliação externa da atividade policial reside na participação direta e central de cidadãos comuns, moradores das áreas atendidas pelas delegacias. São eles que observam, analisam e pontuam a qualidade do atendimento nas unidades, a partir de um formulário padronizado, adotado em todos os países, tendo os especialistas a função de selecionar e coordenar as equipes de avaliadores, e, posteriormente, analisar os resultados obtidos.
Outra particularidade é o retorno desses resultados às delegacias visitadas, por meio de workshops em que se discutem com os funcionários o desempenho de cada unidade e os possíveis caminhos para melhorar o atendimento aos cidadãos.
Além disso, a Semana de Visitas identifica e reconhece boas práticas, apontando a delegacia mais bem avaliada em cada localidade e conferindo à melhor de cada país um certificado intitulado Prêmio Altus de Qualidade do Serviço Policial.
Realizado anualmente desde 2006, o projeto da Altus avalia a adequação ou inadequação a padrões internacionais de cinco aspectos do serviço oferecido por uma delegacia de polícia: (1) orientação para a comunidade, (2) condições materiais, (3) tratamento igualitário da população, (4) transparência/prestação de contas e (5) condições de detenção.
De 3 a 9 de dezembro de 2012, 5.842 pessoas visitaram mil delegacias em 17 países de 3 continentes. No Brasil, foram 421 pesquisadores e 107 unidades visitadas, em 3 regiões metropolitanas: Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
A publicação apresenta, inicialmente, a metodologia utilizada na pesquisa, o desenvolvimento da VI Semana e o perfil dos visitadores Em seguida, analisa os resultados gerais da avaliação mundial de 2012 e, mais detalhadamente, aqueles obtidos no Brasil. Finalmente, registra as opiniões dos participantes a respeito do projeto e suas sugestões de como melhorar o relacionamento entre polícia e população.
Baixar o relatório: