Matemática e cidadania: Material para o Multicurso Ensino Médio

 

OBJETIVO GERAL

Relacionar ao aprendizado de Matemática a discussão de problemas sociais brasileiros e a promoção de valores da cidadania no país.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO

Elaborar material didático – fichas ilustradas – para as três séries do Ensino Médio, com informações e reflexões sobre diversos aspectos econômicos, sociais e culturais da realidade brasileira, associando-os aos temas de Matemática tratados nos livros do Multicurso.

 espaco

ATIVIDADES

Elaboração de 79 fichas ilustradas de Matemática e Cidadania.

espaco

RESULTADOS E APLICAÇÃO

  • Fichas impressas, agrupadas por série, a serem distribuídas aos alunos e professores como parte do material didático do Multicurso Ensino Médio – Matemática.
  • Início da primeira série do Multicurso no Estado de Goiás, em janeiro de 2004, atingindo todas as escolas públicas do ensino médio, num total aproximado de 100 mil alunos.
  • Extensão do projeto à 2ª e à 3ª séries do Ensino Médio no estado de Goiás, a partir de janeiro de 2005, atingindo um total de 260 mil alunos da rede pública.
  • Parceria firmada em março de 2006 para adoção do Multicurso no estado do Espírito Santo; o programa, iniciado em 2008, atingiu cerca de 135 mil alunos das três séries do ensino médio da rede pública estadual. 
espaco

RELAÇÃO DE AULAS E FICHAS

 

AMOSTRAS

 

COLABORAÇÕES

  • Silvia Ramos (CESeC/UCAM)
  • Doriam Borges (CESeC/UCAM)
  • Adriana Fontes (IETS)
  • João Saboia (IE/UFRJ)
  • Lucia Kubrusly (IE/UFRJ)
  • Sonoe Sugahara (IE/UFRJ)

 

AGRADECIMENTOS A:

  • Luiz Eduardo Soares
  • Margarida Gutierrez (IE/UFRJ)
  • Ronaldo Bicalho (IE/UFRJ)
  • Reinaldo Gonçalves (IE/UFRJ)
  • Carlos Eduardo Frickmann Young (IE/UFRJ)
  • Galeno Ferraz Filho (IE/UFRJ)
  • Nelson Chalfun (IE/UFRJ)
  • Manuel Thedim (IETS)
espaco

CONTRATANTE
Fundação Roberto Marinho

Mais Projetos