Objetivo geral
Identificar e analisar, à luz dos resultados da pesquisa Mídia e Violência desenvolvida pelo CESeC entre 2004 e 2007, as mudanças e inovações na cobertura da imprensa sobre violência e segurança na década atual.
Objetivos específicos
• Analisar a qualidade das matérias produzidas por veículos da mídia impressa e de internet em 2015 e identificar as principais mudanças em relação ao passado.
• Identificar os mais expressivos e longevos veículos de internet dedicados ao assunto e analisar as características de sua produção atual.
• Compreender como se constroem as narrativas de ativistas de Direitos Humanos e policiais em disputa nas redes sociais ao se manifestarem sobre violência e arbitrariedade policial.
• Perceber como o relacionamento com os leitores através de redes sociais e ferramentas como o whatsapp está mudando a produção de notícias de segurança e violência.
Metodologia
A pesquisa envolveu os seguintes recursos metodológicos:
• Análise de conteúdo de matérias sobre violência e segurança publicadas em 2015 nos jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Extra, O Dia, Estado de S. Paulo, Agora São Paulo e O Povo.
• Levantamento dos principais veículos de internet dedicados aos temas violência e segurança. Escolha de um número limitado de veículos para análise de conteúdo.
• Entrevistas com jornalistas e produtores de páginas na internet dedicadas ao assunto, incluindo alguns dos entrevistados para a pesquisa de 2004-2006, além de jovens repórteres e mídia ativistas.
• Estudos de casos emblemáticos em que ocorreram disputas de versões de episódios de violência entre ativistas de Direitos Humanos e policiais na internet, em especial nas redes sociais.
Atividades realizadas
Levantamento quantitativo e sistematização de 1.778 matérias sobre polícia, segurança pública, crime, violência, direitos humanos, drogas, violência no trânsito, sistema penitenciário e judiciário, selecionadas em um amostra de 35 dias de 2015.
Entrevistas: Rosental Calmon Alves (Knight Foundation); Fabio Gusmão (O Extra); Rafael Soares (O Extra); Leslie Leitão (Veja); Caio Barreto Briso (O Globo); Marcelo Beraba (Estado de S. Paulo); Bruno Paes Manso (Ponte); Rosilene Migliotti (midiativista).
Produtos
- Mídia e violência: O que mudou em uma década? Relatório para discussão com jornalistas, maio de 2017. Por Silvia Ramos, Anabela Paiva e Pablo Nunes.
- Encontro com profissionais do jornal cearense O Povo, em 06/06/2017.
- Crime e polícia no #RiodeJaneiro: Relatos em páginas do Facebook. Boletim Segurança e Cidadania, n. 24, outubro de 2017. Por Pablo Nunes.
- Encontro com administradores de páginas do Facebook de bairros cariocas, em 22/11/2017.
Pesquisador
Pablo Nunes